Seja no Sambódromo, nos camarotes ou na rua, o Carnaval é uma das principais datas para as ações das marcas no país. Em 2018, somente em São Paulo, a festa recebeu 12,35 milhões de pessoas entre o pré e o pós-Carnaval.
Para ajudar na organização da folia, as cidades contam com patrocínios da iniciativa privada. O Rio de Janeiro, por exemplo, fechou contrato de três anos com a Dream Factory. Até 2020 eles devem investir um total de R$ 74,4 milhões na contratação de seguranças, banheiros químicos e demais estruturas previstas em edital.
Apesar dos expressivos números do Carnaval dos bloquinhos em São Paulo – em 2018 foram 459 desfiles -, nenhuma empresa manifestou interesse em patrocinar a festa este ano. A licitação, marcada para a última terça-feira (22), não recebeu propostas. O valor anunciado pela Prefeitura é de R$ 19 milhões; 26% maior que o investido pela Dream Factory em 2018, organizadora da festa em parceria com a Ambev (Skol). A administração municipal anunciou novo pregão no dia 6 de fevereiro e baixou o valor para R$15 milhões.
Em 2019 são esperados 570 blocos na capital paulista. Alguns dos mais tradicionais contarão com patrocínio da Amstel. A marca também estará presente nos blocos de Belo Horizonte. Já no Rio, a marca prevê ações em camarotes. Além disso, patrocinarão blocos e festas privadas.
Segundo Renan Ciccone, gerente de marketing da Amstel, a marca planeja ações de ativação para a ocasião. “Mais de dois milhões de pessoas devem ser diretamente impactadas pelos nossos blocos e festas, e cerca de 35 milhões com nossas campanhas”, diz. Quem assina as ações da marca são J. Walter Thompson, Red Door e Lema.
Sambódromos e camarotes
Apesar de o Carnaval de rua do Rio de Janeiro ter patrocínio até 2020, a realidade das Escolas de Samba é distinta. A Prefeitura da cidade anunciou o corte de metade do subsídio para as agremiações após a retirada de patrocínio da Uber, em novembro. Se para as escolas o patrocínio chega com menos facilidade, o mesmo não acontece na transmissão do maior espetáculo da Terra.
A Rede Globo, que detém os direitos de veiculação do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, anunciou Crefisa, Dorflex, Extra, TRESemmé e Vigor como patrocinadores do Carnaval Globeleza 2019.
O Extra anunciou a aproximação da emissora pela primeira vez. “É uma forma de aumentar a visibilidade junto às festividades e fortalecer o calendário promocional”, explicou Christiane Cruz Citrangulo, diretora de marketing do Extra.
A rede seguirá com o patrocínio de comemorações regionais, como o Galo da Madrugada, no Recife, as feijoadas das escolas de samba cariocas e contará com uma inédita participação no SBT Folia, na Bahia.
O UOL será responsável pelo Grito Oficial de Carnaval na capital paulista, em parceria com a Liga das Escolas de Samba.
Em fevereiro, lança a Arena CarnaUOL. O espaço, em frente ao Sambódromo do Anhembi, espera receber 40 mil pessoas. Amstel, Smirnoff Ice, O Boticário, Listerine, Magazine Luiza, Hotéis.com, TIM e PagSeguro patrocinam a festa.
Pelo segundo ano consecutivo, a Sapucaí sediará o CarnaUOL, que em 2019 detém o naming right do Camarote Nº 1. Ticket 360º, Pernod Ricard e Nacional Gás são parceiras neste projeto.
Mesmo com o crescimento dos blocos de rua, Marcio Esher, diretor-geral do Banco de Eventos, empresa responsável pela criação e execução do Camarote Nº 1, não vê a festa como concorrente. “É muito bom acompanhar o Carnaval de rua evoluir, mas não acredito que seja o mesmo público da Sapucaí. Ainda assim, buscamos nos reinventar”, justifica.
Em 2019, o Banco de Eventos anunciou o “Hotel Nº 1”, um pacote que inclui hospedagem no Prodigy Santos Dumont, transfer, programação cultural, atividades gastronômicas, e convites para o Sambódromo. Além disso, o espaço foi ampliado para dar mais conforto aos foliões.
Luciana Villas-Boas, diretora da agência Premium, responsável pelo planejamento e execução do Camarote Salvador, aposta na cidade. “Fizemos uma pesquisa de mercado e percebemos que Salvador está num momento especial em relação ao turismo”, aponta.
Atendendo à demanda do público, a Premium planeja novamente um palco open air e mudanças na estrutura interna. A aposta são as atrações internacionais. “É um festival de todos os ritmos”, defende Luciana.
O camarote anunciou a entrada da Petra como patrocinadora máster da edição, desbancando o Grupo Heineken após 16 anos. Além da cervejaria, Absolut, Beefeater, Chivas, Hering, José Cuervo, Revlon, Rappi, Tinder, Andorinhas e Souza Cruz já estão confirmadas como parcerias do carnaval 2019. “Queremos fechar com pelo menos 20 marcas para ações pontuais, acredito que nas próximas semanas conseguiremos isso”, finaliza.