Evoluindo cada vez mais no marketing esportivo, o futebol brasileiro atingiu a melhor marca de sua história nas receitas provenientes de patrocínios. Os clubes arrecadaram nada menos que R$ 472 milhões em 2011, cifra 22% superior aos R$ 372 milhões de 2010. Se comparado com o primeiro ano do estudo preparado pela BDO, o aumento é de nada menos que 565%, ou seja: os clubes mais do que quintuplicaram os R$ 71 milhões que recebiam em 2003.

Nas últimas duas temporadas, a soma da evolução na receita proveniente de patrocínio, agora a segunda maior dos clubes, superou R$ 100 milhões, embora percentualmente o ano de 2010 (30% sobre os R$ 270 milhões de 2009) tenha sido melhor que 2011 (22%).

Palmeiras lidera

Na divisão entre os clubes, quem apresentou as maiores cifras de 2011 (R$ 44,6 milhões) e a maior evolução (368%) é o Palmeiras. No quesito receita total, os outros líderes são Corinthians (R$ 44,4 milhões) e Flamengo (R$ 43,9 milhões), enquanto, em margem de crescimento, também se destacam Santos (280%) e Atlético-MG (215%).