Ex-presidente da Philips e anteriormente da Nivea, o executivo Paulo Zottolo assumiu compromisso com Nizan Guanaes para dar forma à área C da holding ABC, assim que deixou a multinacional holandesa, no ano passado.

Inicialmente, a Maior teria como sócio o grupo de comunicação RBS, mas o acordo foi descontinuado. Nesse momento, Zottolo tinha uma ideia formada sobre como seria a empresa cujo branding é geração de conteúdos proprietários. Hoje, tem certeza de que a postura do negócio deve ser radicalmente contrária.

Sua entrega deve unir conteúdo e entretenimento, porém, acima de tudo isso, vai oferecer sugestões de ativação para as marcas dos patrocinadores. Em sua opinião, a promessa de retorno de mídia espontânea ou colocar placas dos patrocinadores nos eventos já não são mais suficientes no planejamento de ações.

“A proposta da Maior é prospectar patrocinadores para seus eventos, mas também uma oferta concreta e interessante de ativação. Trabalhei muitos anos no mercado e nunca ouvi algo sério nesse sentido. Às vezes, em algo patrocinado pela Philips, por exemplo, observava que poderia aproveitar melhor aquele momento. Vamos entregar ideias de ativação para nossos eventos proprietários”, explicou Zottolo, acrescentando que a Maior terá quatro pilares: esportes, o mais forte; life style e fashion; arte e cultura; e congressos e seminários. A proposta é de que 90% da remuneração tenha origem nos patrocínios e 10% com venda de ingressos.

A Maior já está mantendo negociações com a revista The Economist para realizar dois congressos na área de emergency mar-keting, que, segundo Zottolo, vai reunir no máximo 100 executivos para garantir a possibilidade de diálogo com o palestrante.

Para dar suporte a projetos de inovação, foi contratado John Kall, responsável por esta área na Clinton Global Initiative, do ex-presidente Bill Clinton, ONG da qual faz parte Nizan Guanaes, presidente do ABC. “Vamos trazer gente de alto nível para networking. Grandes nomes do marketing estão descartados”, disse Zottolo.

Disciplina que reúne o maior volume de players na área de entretenimento no País, o esporte também está na pauta da Maior. A empresa acaba de adquirir Brasil 1, no Rio de Janeiro, que será integrada a ReUnion. Outras duas empresas de marketing estão sendo compradas pela Maior. A norte-americana IMG, que organiza torneios de golfe e o Master Series 1000, de tênis, será associada à empresa do ABC nesses eventos. A competição Volvo Ocean Race já está acertada para 2011.

“Para realizar o Master Series 1000 em 2010, que atrai os principais astros desse esporte, o investimento é de aproximadamente US$ 8 milhões. As prefeituras das principais cidades do País estão interessadas em apoiar a realização. Nesse caso, teremos que optar por quadras de piso rápido, mais fáceis de serem montadas do que as de saibro, mais difíceis, as quais não temos para uma organização nesse nível”, explica o executivo. Ele acrescenta que para realizar o Volvo Ocean Race requer-se orçamento de € 25 milhões.

O evento está sob o comando de Torben Grael que montará uma equipe integralmente brasileira e que, entre outros nomes, terá Robert Scheidt. “Além do patrocínio há um plano de mídia, ações de ativação em todos os portos etc. Para fazer marketing esportivo de verdade os investimentos são pesados”.

A plataforma de cultura e artes terá a colaboração da Mozarteum. O primeiro projeto será um festival de música nas cidades históricas brasileiras. Os projetos relacionados à life style e fashion, por enquanto, terão concentração no Rio Summer Festival, cujo core business será a moda praia. No ano passado, o Rio Summer exigiu R$ 18 milhões de investimentos, sem lucro para o ABC. Neste ano será realizado na primeira semana de novembro.

Zottolo já tem uma geografia definida para os projetos da Maior. As áreas de esportes e moda terão concentração no Rio de Janeiro. Arte e cultura ficarão na região de Salvador, muito desejada por parceiros internacionais, na expressão de Zottolo; feiras, congressos e eventos corporativos serão priorizados em São Paulo; Rio de Janeiro e São Paulo são indicados para grandes espetáculos.

“Esta área de conteúdo do ABC é considerada a mais importante porque tem muito espaço para crescimento. O Nizan Guanaes e o Guga Valente estão apostando na área de conteúdo e realizam os investimentos necessários para o seu desenvolvimento. Tenho a certeza de que a Maior será a empresa mais internacional do grupo. A parceria com a IMG já sinaliza essa vocação. Temos um trabalho para convencer os anunciantes a alocar grandes volumes de dinheiro em patrocínios. Por isso estamos enfatizando que as ações de ativação diretamente ao target são essenciais para o retorno do investimento. Nossas equipes estão preparadas para mostrar como essas iniciativas são importantes para as marcas”, disse Zotollo.

A Tudo, N/Idéias, Magia Brasil e a Mondo Entretenimento também ficarão sob o guarda-chuva da Maior.

por Paulo Macedo