Paulo Coelho é o novo reforço para o time de criação da DM9DDB. Ele assume o cargo de diretor a partir desta segunda-feira (21) depois de oito meses na Ogilvy. A contratação do diretor de arte reforça o movimento da agência em atrair continuamente os melhores talentos do mercado para a equipe responsável pela criação de campanhas para marcas como Banco Itaú, Johnson & Johnson, Vivo, Walmart, Perdigão, C&A, Brastemp, Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau, entre outros.
Coelho explica que foi um conjunto de coisas que aconteceram simultaneamente para que ele fosse para a DM9DDB. “Sempre fui muito fã da DM9, é uma agência que sempre teve muito a ver comigo”, afirma. “Além disso, fui criado na propaganda ouvindo muitas coisas legais da DM9”, completa.
Outros dois fatores importantes, de acordo com ele, foi a recente contratação de Arício Fortes, que estava como vice-presidente de criação na Ogilvy e que foi para a DM9DDB para ocupar o mesmo cargo. “Mais um fato que pesou bastante foi a oportunidade de voltar a trabalhar em uma empresa do Grupo ABC”, acrescentou.
O publicitário foi diretor-executivo da Africa onde ficou por dois anos, período em que exerceu participação fundamental no trabalho que levou a agência a conquistar os títulos de Agency of the Year pela AdAge e ser eleita uma das dez Agências mais Criativas do Mundo, segundo o Adweed. Ainda na Africa, fez parte do time que assinou campanhas memoráveis como a da Copa do Mundo para o Itaú. Essa foi a sua segunda passagem pela agência fundada por Nizan Guanaes.
Paulo Coelho também chegou a ir para São Francisco, nos Estados Unidos, onde assumiu o cargo de diretor de criação na Pereira & O´Dell. Em sua experiência como expatriado teve a oportunidade de criar campanhas que trouxeram os três primeiros Leões para a agência contribuindo para que a Pereira & O’Dell fosse a agência com mais Leões de São Francisco e que fosse também reconhecida como a Melhor Agência do A-List da AdAge.
Para ele, a proposta da agência também pesou. “O fato interessante é que a DM9 não quer ser uma agência do futuro e, sim, a agência do presente”, diz. “Eu acredito muito na postura que a agência tem, que é de ser uma transmídia, que possui um modelo em que todo mundo trabalha junto, na mesma sala, ajudando no trabalho do outro profissional”, destaca.
Marco Versolato, vice-presidente de criação da DM9DDB, falou sobre a contratação de Coelho: “Estamos fazendo um movimento importante na criação, fruto de uma decisão muito importante de acelerar em um momento em que o mercado está meio receoso com o cenário econômico. Estamos realizando em casa o que estamos propondo aos clientes: esta é a hora de pisar fundo”, ressalta.
Já Arício Fortes ressaltou a qualidade profissional do publicitário: “Paulo Coelho é um dos grandes talentos de sua geração. O trabalho que ele está construindo fala por si só. São cases que agregaram imenso valor às marcas, sendo reconhecidos pelos clientes, consumidores e também pelo mercado”.
Em seu portfólio de prêmios, acumula mais de 15 Leões em Cannes, além de troféus no Andy Awards, Clio, One Show, El Ojo de Iberoamérica, Communication Arts, NY Festival e Fiap.