Fraga troca Ejesa por Fetranspor

Depois de 13 anos trabalhando para o Grupo O Dia – que se tornou Ejesa – Paulo Fraga decidiu trilhar um novo caminho e assumiu a direção de comunicação e marketing da Fetranspor, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, que congrega 11 sindicatos de empresas de ônibus responsáveis por transporte urbano, interurbano e de turismo e fretamento e que reunem, por sua vez, 212 empresas de transporte coletivo e 19 de fretamento e turismo, e respondem por 81% do transporte público regular do Estado.

Fraga diz que sua saída foi planejada, porém concretizada apenas em janeiro. Ele permanece no Conselho Administrativo da Ejesa e, em seu lugar, assumiu Leila Garcia. “Foi um processo amadurecido, conversado. E como tenho boa relação com os acionistas, me mantive no Conselho”, disse Fraga, que tem diante de si um grande desafio.

No Sistema Fetranspor, que passa por uma reestruturação, ele terá três missões principais: atuar junto a negócios desenvolvidos com parceiros de for a, como mídia; ajudar nas relações institucionais; e coordenar toda a área de comunicação e marketing. Hoje, a DPZ é a agência que cuida da publicidade da entidade e a Rabaça administra a comunicação corporativa. “Este é um mercado em que devemos viver uma revolução importante em termos de infraestrutura de transportes e mobilidade urbana. Talvez o maior legado dos eventos que o Rio viverá esteja no setor de transportes, onde haverá mudanças definitivas”, destacou Fraga.

Uma das principais mudanças é o projeto das BRT’s, que levam o conceito da “metronização” dos ônibus para o transporte coletivo de massa, a exemplo de Curitiba e Goiânia. No Rio, as linhas Transoeste, Transcarioca , TransOlímpica e TransBrasil prometem transformar o transporte coletivo de massa, tornando-o mais eficiente. “É uma grande mudança de paradigma, pois trata-se de uma solução mais barata e rápida para as pessoas.”, diz Fraga.

A comunicação das BRT’s começa em abril, um mês antes do início do funcionamento BRT TransOeste, em 40% de sua capacidade. Fraga é, na Fetranspor, ao mesmo tempo cliente e veículo, pois negociará espaços e opções de mídia para anunciantes.