O empresário Paulo Salles, filho de Mauro Salles, um dos ícones da publicidade brasileira, está de olho nas oportunidades de negócios no País. Na próxima segunda-feira (6) ele assume o comando da Interamericana, empresa fundada por seu pai, mas, atualmente em “regime de manutenção”, na sua própria expressão. Paulo, porém, vai manter o DNA da Interamericana que é a gestão de negócios, consultoria para vendas e aquisições de empresas e também fusões. Salles está se associando à Aggrego, do ex-ministro Alcides Tápias, Roberto Dutra Vaz e Antonio Hermann, com perfil semelhante ao da Interamericana. Tápias, inclusive, foi sócio de Mauro Salles na Interamericana.

“Quero voltar a viver no Brasil e aproveitar o momento da economia que está exigindo a presença de especialistas em gestão de negócios. Vou aproveitar a experiência que adquiri no mercado internacional e usar esse conhecimento para orientar empresas brasileiras e multinacionais interessadas em investir no País. Cansei das viagens internacionais e senti saudade de estar mais próximo da família”, disse Salles, que saiu do Brasil em 1997 para presidir a D’Arcy Masius Benton & Bowles Américas, depois ajudou a formar o grupo McManus, posteriormente o Bcom3 e mais tarde o Publicis Group com a Leo Burnett, Dentsu e Publicis.

Paulo Salles vinha amadurecendo a decisão há cerca de um ano. No Cannes Lions 2008 chegou a comentar com publicitários brasileiros sua intenção, mas sem sinalizar uma data. “Tive uma ótima relação com o Publicis onde vou permanecer como presidente do conselho para a América Latina, sem função executiva, e ajudar no relacionamento com o grupo Telefônica e General Motors. Agora é a hora de olhar para o Brasil. O mercado internacional com essa crise econômica provocada pelos Estados Unidos está uma bagunça”, disse.

Paulo Macedo