Mayra (ao centro) com profissionais das duas produtorasProdutora baseada em Paris, a Iconoclast chega ao Brasil para atuar em parceria com a PBA Cinema – operação brasileira da argentina Primo Buenos Aires –, ambas sob tutela da Produtora Associados, com quem a PBA tem um acordo operacional há um ano e meio. Fundada por Nicolas Lhermitte e Mourad Belkeddar, a Iconoclast reúne em seu casting diretores de cena como Romain Gavras – filho do famoso cineasta Costa-Gavras –, Megaforce, Paul Gore e Yoann Lemoine.

Entre seus principais clientes atendidos nos últimos anos estão Louis Vuitton, Dior, Nike e Evian – é ela quem assina a produção dos premiados filmes “Roller babies”, de 2008, e “Baby and me”, criado este ano pela BETC para a marca de água francesa, que transformava adultos em crianças, ao se verem diante de um espelho.

Diretora-executiva da PBA Cinema, Mayra Gama diz que a produtora já tem uma relação com a empresa francesa há um bom tempo. “A produtora-executiva internacional da Primo havia morado na França e conhecido bem os profissionais da Iconoclast. Eles também tinham interesse em nossos diretores e vice-versa, o que fez com que o acordo formal surgisse naturalmente. E o mercado brasileiro interessou muito a eles por causa da PBA já estar estabelecida por aqui”, diz.

Segundo a executiva, o nível dos diretores de cena e da produção das duas empresas é muito bom, o que só irá agregar na busca por mais qualidade. “Nosso foco é a publicidade e o cinema. Não somos fechados a nada – o que buscamos é fazer trabalhos interessantes e de qualidade”. Ainda não há, até o momento, nenhum projeto inicial sendo tocado em função desta parceria.