O grupo britânico de mídia e educação Pearson anunciou nesta terça-feira (3) a compra do Grupo Multi, dona das redes de idiomas Yázigi, Wizard e Skill. A aquisição foi fechada por R$ 1,7 bilhão, mais dívidas de R$ 250 milhões. O Multi não é a primeira compra feita pela Pearson no Brasil. Em 2008, a companhia adquiriu a divisão de aprendizagem do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) por US$ 497 milhões.

Segundo a empresa, a negociação está alinhada à estratégia de focar investimentos em mercados emergentes. “Nos últimos 25 anos, o Grupo Multi se tornou a empresa mais respeitada de cursos de inglês no Brasil. Pretendemos sustentar o crescimento do negócio, ajudando muitos outros brasileiros a aprender a falar inglês. A escassez de pessoas que falam inglês em setores-chave como turismo, transporte e hospitalidade é considerado um dos grandes desafios do Brasil quando se prepara para acolher eventos de alto nível como o Mundial e os Jogos Olímpicos”, declarou John Fallon, presidente-executivo da Pearson, em comunicado. Com o negócio, a companhia pretende se tornar líder em cursos de inglês no Brasil.

Fundado pelo empresário Carlos Wizard Martins em 1987, o grupo atende mais de 800.000 alunos em 2.600 escolas franqueadas. Pelo acordo, Martins concordou em vender toda a sua participação no negócio, equivalente a 78%. O fundo de investimentos Kinea, que detém o restante do Grupo Multi, também deixará a empresa. Em 2012, o Multi registrou um lucro operacional de R$ 130 milhões e tinha ativos com valor bruto de R$667 milhões. O Brasil é o quarto maior mercado para o idioma inglês no mundo, avaliado em 2 bilhões de libras por ano.

Fundada em 1844 por Samuel Pearson e com sede em Londres, a Pearson é proprietária do jornal Financial Times e detém 47% das ações da  Penguin Random House, companhia formada a partir da fusão das editoras Random House e Penguin.