Divulgação

A fusão entre as redes Wunderman e J. Walter Thompson, anunciada pela holding inglesa WPP no final do ano passado, chega ao mercado brasileiro. A partir da próxima semana o executivo Pedro Reiss assume como CEO da Wunderman Thompson.

Sua ideia é manter o legado cultural das duas marcas, mas construir uma nova agência. Reiss assumiu há cerca de dois anos a direção geral da Wunderman após longa passagem na F.biz.

Ele vai comandar um negócio com uma carteira superior a R$ 1 bilhão de compra de mídia por ano, além de outros formatos de remuneração.

A Wunderman tem clientes como a Vivo, Dell, Google, Porto Seguro e Shell Lubrificantes. Pela JWT a Avon, Johnson & Johnson (em concorrência), Tramontina, Amstel e  Coca-Cola, por exemplo. 

Inicialmente,m nas palavras de Reiss, as duas agências devem atuar de forma separada, mas ao poucos a fusão será configurada. Esse processo exigia sinergia de sistemas e linguagens.

“Mas não é porioridade. O foco são os cerca de 500 profissionais da operação e que eles continuem na busca de resultados. O processo começa semana que vem. Tudo requer muita calma.  Será uma agência só. Olhando para as pessoas, clientes, futuro, legado  e cultura. É um grande momento. Mas é necessário ter humildade, tamanha é a responsabilidade”. 

Veja o comunicado do WPP:

“Duas semanas após assumir o cargo de country manager do WPP no Brasil, Stefano Zunino anuncia a conclusão do processo de união entre J. Walter Thompson e Wunderman no país. Na nova configuração, a agência Wunderman Thompson Brasil terá como CEO Pedro Reiss, ex-presidente da Wunderman, a partir de 1º de setembro de 2019. As demais agências do grupo terão sua estrutura modificada. Mirum (digital), Blinks (performance), iCherry (search), Try (user experience e design) e eNext (e-commerce e marketing cloud) atuarão sob o guarda-chuva da Mirum, e passarão a ocupar um mesmo endereço a partir de 2020. Mutato (conteúdo) e PMWeb (inteligência de dados) seguem como agências independentes. Dessa forma, o novo Grupo Wunderman Thompson (GWT) passa a atuar com quatro operações, todas se reportando a Juan Pablo Jurado, CEO para a América Latina. 

 “Ao unir criatividade e tecnologia nas agências do Grupo Wunderman Thompson, conseguiremos gerar mais impacto no negócio dos nossos clientes”, afirma Stefano Zunino, country manager do WPP. “Estamos trazendo uma cultura de decisão baseada em dados, promovendo uma transformação digital certeira, sem perder o impacto da mensagem criativa”, diz ele.

Pedro Reiss, novo CEO da Wunderman Thompson, passou os últimos dois anos à frente da Wunderman Brasil. Sua gestão foi marcada pelo foco em pessoas e na entrega do maior crescimento dos últimos cinco anos da agência no país, ampliando a relação com clientes históricos da casa – como Vivo, Dell e Shell Lubrificantes – e iniciando trabalhos com novos, como Google e Porto Seguro. “A Wunderman Thompson é uma agência nova, mas que já nasce muito forte. Vamos juntar duas culturas para criar algo único, focando nas pessoas e ajudando nossos clientes a crescer por meio de criatividade e tecnologia”, afirma Reiss. “Estou honrado e energizado pelo desafio e pelas pessoas que terei ao lado nessa jornada.”

Reiss atuará na integração da Wunderman Thompson com Ezra Geld, atualmente CSO (Chief Strategy Officer) do grupo, até dezembro de 2019. Em 2020, Geld assumirá um novo papel no grupo WPP.”