Pelé comemora 80 anos nesta sexta-feira (23). O ex-atleta nasceu em Três Corações, Minas Gerais, no ano de 1940 e se transformou no maior jogador de futebol de todos os tempos e um dos brasileiros mais conhecidos da história.

Por isso, nada mais natural que sua imagem fosse atrelada a marcas diversas durante estas 8 décadas. PROPMARK relembra abaixo algumas das campanhas mais marcantes:

Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, Pelé marcou época cantando sobre a alfabetização de crianças. Então ministro dos esportes (sim, Pelé foi ministro), o ex-atleta fez sucesso com o jingle da comunicação “Toda Criança na Escola”, criada pelo Ministério da Educação. Veja (por sua conta e risco, pois é altamente viciante):

Nos anos 80, o Rei ajudou a divulgar o console da época: o Atari. O filme foi dublado e Pelé ganhou uma voz um tanto estridente:

O famoso “entende” do Pelé já foi gancho criativo de uma campanha do ex-atleta para Bombril:

Pelé já se encontrou com a nova geração de craques. Neste filme da Fly Emirates, por exemplo, o brasileiro divide os holofotes com o português Cristiano Ronaldo. A criação foi da BBDO Dubai.

Outra campanha que ficou famosa foi feita para a Louis Vuitton. Ao lado do francês Zinedine Zidane e do argentino Diego Maradona, Pelé foi clicado pela lendária Annie Leibovitz em peças concebidas pela Ogilvy Paris.

E se hoje o Rei está comemorando 80 anos, em 2010 ele celebrou 70 com uma comovente homenagem da Vivo. A operadora veiculou o curta-metragem “1.284 – o último gol de Pelé”, criado pela Y&R e produzido pela O2 Filmes, com direção de Fernando Meirelles, na época da Copa do Mundo.

Pelé teve uma carreira consistente nos Estados Unidos e ajudou a popularizar o futebol na terra do Tio Sam. Por isso, marcas norte-americanas se interessaram pela imagem do brasileiro. Como aconteceu com a Pepsi no filme abaixo:

A vida pessoal também já foi gancho para decisões “criativas” em publicidades com o Rei. Neste filme, ele ganha um presente inusitado de Natal: a apresentadora Xuxa, sua namorada à época.

Outra campanha marcante é este filme de Nokia que, além de revisitar a infância do Rei de maneira comovente, consegue prever o futuro com videochamadas e celulares folds, já que foi lançado entre os anos 90 e 2000.

Muitos brasileiros não têm a dimensão do tamanho de Pelé. Por isso, para fechar, relembramos este filme de Mastercard com participantes de diversos países que se emocionaram ao encontrar o Rei do Futebol. A assinatura é da McCann New York/McCann Worldgroup Europe.

Qual propaganda com o Rei faltou na lista acima? Deixe nos comentários: