A Penalty criou a primeira bola de futebol profissional do mundo com pegada ecológica. Desenvolvida a partir de tecido confeccionado com garrafas PET recicladas, a S11 Ecoknit será a bola oficial do Paulistão 2019. 

No primeiro semestre deste ano, a Penalty participou da conferência anual da Fifa, na Suíça, ocasião que teve debate sobre temas como inovação e tecnologia. A participação foi o ponta pé inicial para o projeto da S11 Ecoknit.

Roberto Estefano, presidente do conselho da Cambuci, detentora da Penalty, explica que o interesse da Fifa, maior órgão do setor, foi um importante estímulo para o projeto.

“Sempre investimos forte em inovação para criar bolas de alta performance. Encaramos esse interesse das autoridades do futebol como um desafio para criar algo inédito, reforçando o nosso pioneirismo no mercado mundial de produtos esportivo”, ressalta.

A S11 Ecoknit será a primeira bola alinhada com as novas orientações da Fifa. Cada unidade produzida retira do meio ambiente 4½ garrafas, resultando no reaproveitamento de milhares de garrafas descartadas já no primeiro ano de produção.

Além do tecido de garrafa pet reciclada, a S11Ecoknit tem tecnologia em camada de NEOTEC que torna a bola menos contundente sem perder elasticidade, e câmara 6D, que proporciona mais equilíbrio, tornando a bola mais balanceada e precisa. “É uma evolução da S11 Campo Pró, com o diferencial de ter menor impacto ao meio ambiente no processo de produção”, diz Estefano.

O modelo trabalha tons de roxo e laranja flúor no fundo branco, e traz estampado o símbolo de reciclado em vermelho, em referência à cor do plástico na reciclagem. 

A S11 Ecoknit estreia em campo no primeiro jogo da série A1 do Campeonato Paulista de 2019. Com distribuição nacional, ela pode ser encontrada nas principais lojas de material esportivo de todo o país a partir do mês de novembro.