A brasileira Penalty, fabricante de materiais esportivos, anunciou nesta sexta-feira (20) o fim da parceria com o São Paulo Futebol Clube. Segundo comunicado da empresa, as partes assinaram um termo aditivo no contrato de fornecimento de material esportivo que permite o adiantar o vencimento do acordo para 30 de abril deste ano – a data original era 31 de dezembro.

Apesar de o comunicado assinado pelo presidente da Penalty, Paulo Ricardo de Oliveira, afirmar que há uma “excelente relação entre as partes” e desejar ao clube “sucesso dentro e fora dos gramados”, no fim do ano passado, houve um desentendimento público entre o São Paulo e a marca relacionado à divulgação de uma camisa de aposentadoria do goleiro Rogério Ceni. Considerado o maior ídolo da história da agremiação, na época, o jogador declarou que ainda não tinha definido se deixaria o futebol, demonstrando que havia falta de comunicação entre os envolvidos. Com a posterior renovação do contrato de Rogério Ceni até agosto de 2015, a empresa tergiversou disse que era a camisa do último ano de carreira do craque.

Fontes do mercado apostam que a substituta no fornecimento de material esportivo do São Paulo será a norte-americana Under Armour, forte nos Estados Unidos principalmente em patrocínios de futebol americano e que já mostrou disposição em entrar no mercado futebolístico brasileiro. No fim do ano passado, a marca estrangeira movimentou o marketing do futebol nacional com boatos de que o Santos trocaria a Nike pela empresa, além de um possível patrocínio ao próprio time do Morumbi.

A segunda mais cotada para aparecer na camisa do time é a Puma.