Imagem do projeto da PepsiCo

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, realiza pela primeira vez uma ação de engajamento via redes sociais para uma causa social. É o Projeto Colhendo a Chuva, viabilizado por meio do Instituto PepsiCo visando mudar a realidade de várias famílias em Pernambuco que vivem sem acesso à água potável.

O projeto vem da ampliação da parceria entre o instituto com a ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro), organização sem fins lucrativos criada há mais de 20 anos. Segundo Claudia Pires, diretora do Instituto PepsiCo, a meta da ação é criar engajamento do público que não está na região afetada e que muitas vezes nem conhece essa realidade. “Pela força e conhecimento das redes sociais que nós temos,  podemos contribuir para mudar a vida de muitas pessoas”, diz.

Com divulgação no Facebook, os internautas podem participar de três formas: curtir, compartilhar ou mesmo doar dinheiro, que vai direto para conta da Organização ASA. Na fan page da PepsiCo Brasil na rede, criada pela agência digital Riot, o público poderá conhecer mais sobre o semiárido, a ASA e o “Programa Um Milhão de Cisternas” (P1MC) – uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido da ASA.

Cada uma destas ações têm pesos diferentes, sendo quantificadas por meio de “asinhas”. Juntas completam a aba do projeto e, com isso, uma cisterna será construída com verba doada pela PepsiCo e com a ajuda dos internautas doadores. Ao final, todos irão conhecer quem são as famílias que foram beneficiadas, onde moram e qual foi a transformação na vida delas.

A parceria entre o Instituto o e a ASA, firmada em 2011, terá investimento de R$ 3,5 milhões nos próximos três anos para o P1MC, que são grandes reservatórios de água potável. Com isso, cinco milhões de pessoas serão beneficiadas em 11 estados brasileiros.