Anúncio elaborado pela Peralta divulga projeto da Chefs Especiais

 

Promover a autonomia e a satisfação, integrar e estimular a criatividade com base nas diferenças. Desde sua criação pelo casal Simone e Marcio Berti, em 2006, o Instituto Chefs Especiais já promoveu o encontro entre mais de 300 adolescentes e adultos portadores da Síndrome de Down em oficinas de gastronomia comandadas por chefs como Olivier Anquier e Carlos Bertolazzi.

 

Sem espaço físico fixo, a instituição por sete anos realizou seus eventos em locais itinerantes cedidos por parceiros e, em junho, inaugura sua sede na capital paulista. Há dois meses, o projeto conta com apoio da Peralta, que lançou recentemente a primeira campanha para a fundação, em trabalho voluntário.

“Nosso primeiro objetivo é atrair a atenção de empresas e marcas para a instituição, especialmente no momento em que ela deixará de utilizar lugares emprestados para os encontros. A segunda meta é mostrar que essas pessoas são capazes. Pessoas especiais não precisam de solidariedade – precisam apenas fazer parte”, diz Alexandre Peralta, presidente da agência.

Inicialmente, a campanha conta com vídeo e anúncio, criados em parceria com a produtora Lente Viva, de Filipe Fratino, e com o estúdio Willy Biondani, do qual faz parte o fotógrafo André Rocha, responsável pelos cliques do ensaio que rendeu o material impresso. As peças estão sendo divulgadas apenas nas redes sociais. “Ainda faltam as parcerias de emissoras de televisão e veículos de mídia impressa para veicularmos a campanha”, destaca o executivo.

Na internet, o canal principal tem sido a fan page oficial do projeto. “Dividimos o conteúdo em seis assuntos, revezados em três posts diários: receitas elaboradas pelos participantes, fotos dos encontros, posts para atrair a atenção das marcas, repercussão dos Chefs Especiais na mídia, material de comunicação e notícias relacionadas à Síndrome de Down no Brasil e no mundo. Toda atividade busca desmistificar, mudar visões e comportamentos, para que se torne mais fácil abrir caminhos para essas pessoas especiais, preparando-as para a independência. A gastronomia acaba sendo uma forma lúdica de se trabalhar isso”.

A Danubio foi a primeira empresa a patrocinar os Chefs Especiais, seguida por Casa Amarela, Assad Abdalla e Planvale. “Esse apoio ainda não é suficiente para o total de nosso custeio fixo, mas tenho certeza de que empresas visionárias virão para agregar em breve”, afirma Simone Berti. Outros parceiros têm ajudado com material e mão de obra.

Segundo ela, na nova sede, montada em um imóvel alugado no bairro do Pacaembu, estão previstas atividades como cursos livres de capacitação, confraternizações, filmagens e palestras, além das tradicionais oficinas, que já acumulam quase 100 alunos em fila de espera. Uma fila, inclusive, se estende aos próprios chefs. “Muitos estão aguardando sua participação. Os que trabalham conosco uma vez querem voltar; alguns tornam-se até voluntários assíduos, como Rogério Shimura, ex-sócio de Alex Atala”, conta. As inscrições podem ser feitas no e-mail contato@chefsespeciais.com.br.