A Pereira & O’Dell, da qual o Grupo ABC é sócio, está em processo de reformulação. Segundo fontes do propmark, a agência vai fechar o escritório no Rio de Janeiro. A informação aparece no mesmo dia em que o mercado tomou conhecimento de que a Pereira & O’Dell vai incorporar a DM9Sul, agência também pertencente ao Grupo ABC.
Esse é um movimento para reorganizar as marcas do grupo de Nizan Guanaes, que passa a se chamar Pereira & O’Dell São Francisco, em alusão à cidade-sede da agência comandada pelo outro sócio, PJ Pereira. Em março 2015, a DM9Rio já havia passado o comando da operação para a Africa.
De acordo com informações de O Estado de S. Paulo, a Pereira & O’Dell no Brasil terá escritórios em São Paulo e Porto Alegre, com atendimento das contas na capital paulista. Já a cidade gaúcha será um “hub” de inovação.
Marcio Callage, que comandava e era sócio da DM9Sul, passa a comandar a agência. Com a nova formatação, Michel Lent Schwartzman, que estava à frente da Pereira & O’Dell, deixa o ABC.
O fechamento das duas unidades regionais da DM9 acaba com potenciais conflitos de interesse com a matriz de São Paulo. Segundo o jornal, Alcir Gomes Leite, copresidente da DM9DDB, afirma que o grupo acreditou que seria possível atender clientes regionais com o mesmo perfil dos paulistanos, mas isso não foi possível.
Além disso, com o reforço das operações da Africa, no Rio, e da Pereira & O’Dell, em Porto Alegre, o ABC não vai mais precisar pagar royalties à Omnicom, também sócia da DM9DDB, pelo uso da marca. Paulo Queiroz, que divide o comando da agência com Leite, disse ao jornal que a DM9Sul e a DM9Rio não faziam parte da DDB.
Uma parte da equipe da agência gaúcha será transferida para São Paulo para reforçar atendimento das marcas. A Pereira & O’Dell passa a atender contas como Vulcabrás (Olympikus, Azaleia e Dijean), Marisol e Netshoes.
Rio de Janeiro
A operação da Pereira & O’Dell no Rio de Janeiro, aberta em 2013 com a conquista da conta da B2W, fechou sua operação na cidade. Tratava-se da segunda operação da empresa no Brasil, comandada por Michel Lent, que está deixando a agência como um todo. A decisão tem a ver com a intenção de manter o foco em São Paulo, e deixar a agência mais “robusta” em termos de receita.
O propmark apurou que, por enquanto, os clientes cariocas da Pereira & O’Dell – B2W, Globosat e Infoglobo – estão “sem agência”. B2W, por exemplo, deve ir para outra agência, pois a DM9Sul atende a conta da concorrente Netshoes.
Procurada, a assessoria do Grupo ABC não confirmou o fechamento do Rio e afirma que a Pereira & O’Dell está sem assessoria de imprensa no momento.
*Colaborou Claudia Penteado