O marketing de causa está na essência da campanha Primavera no sertão, que chega ao seu segundo ano, desta vez integrada ao projeto Olhar do Sertão, liderado pela estilista Martha Medeiros. O plano da Tudo, agência que criou a ação, é propor um branding para a marca de champagne Perrier-Jouët, associando-a com a estação da primavera e suas flores. Mas não contemplou a limitação do targeting: mulheres artesãs rendeiras do semiárido nordestino, não acostumadas a receber esse tipo de mimo, foram as eleitas para receber vasos de flores.
A campanha também inclui uma ação de crownfunding cuja meta é arrecadar R$ 150 mil para financiar a perfuração de poços nas cidades de Camalaú e Monteiro, na Paraíba. O engajamento digital será feito por posts no Instagram com fotos de flores. Cada um deles receberá R$ 1,00 de doação da marca. “Mais do que uma ação, estamos lançando um movimento. Em menos de uma semana tivemos mais de 10 mil fotos postadas, mostrando que o público hoje quer fazer parte das histórias e não apenas ouvi-las”, argumentou Cleber Paradela, head de estratégia da Tudo.
A compra de itens como taças, de um vestido criado por Martha Medeiros e da edição limitada Belle Epoque Rosé, assinada pelo artista plástico Vik Muniz, vai ampliar o budget social.
“O primeiro poço será entregue na região do Sítio Pitombeiras, na Paraíba. Essas comunidades foram selecionadas devido à aridez e ao risco de seca, além do fato de concentrarem as rendeiras que já são impactadas pelo projeto mantido pela estilista alagoana. A iniciativa #PrimaveraNoSertão funciona como um complemento do projeto da estilista, trazendo mais uma ação capaz de promover mudança significativa no cotidiano de mulheres que são representantes do verdadeiro luxo brasileiro na moda, a renda”, explicou a executiva Patrícia Graicar, brand manager da Perrier-Jouët, que chegou ao Brasil em 2010 e é comercializada em hotéis de luxo e lojas de bebidas finas.