Eles têm alguns milhões de seguidores nas redes sociais. São celebridades que carregam um número enorme de fãs e despertam a atenção das marcas, seja para ações pontuais ou para representá-las como embaixadores. A estratégia de adotar influenciadores está se tornando cada vez mais comum para as marcas. 

A L’Oréal é uma delas. A empresa, de beleza, apostou no apresentador e maquiador Fernando Torquatto.

“O Fernando agrega muito, ele reforça a imagem da marca profissional, antenada com a moda e parceira do profissional”, revela Alessandra Valença, diretora de marketing de L’Oréal Professionnel.

A executiva explica por que a marca resolveu apostar em influenciadores. “Dentro de um novo contexto de meio de comunicação, no qual o mobile e as redes sociais ganham cada dia maior importância na vida do consumidor, L’Oréal Professionnel identificou uma grande oportunidade de comunicação de seus conteúdos em parceria com profissionais renomados no mercado e igualmente relevantes no meio digital”, diz. “E é o caso do Fernando Torquatto, ele é um dos profissionais de beleza com maior relevância no digital, reconhecido e validado pelo público”, fala.

O próprio Torquatto revelou que, para ele, representar uma marca é um diferencial na carreira. “Representa mais um estágio alcançado em termos de carreira. Mostra que o trabalho que eu estou fazendo vem repercutindo bem e isso para mim é incrível”, diz.

Outra marca que aposta em influenciadores é a Mundo Verde. A empresa tem em seu hall de influenciadores o jogador de vôlei Bruno Rezende, a atriz Viviane Araújo, a blogueira Gabriela Pugliesi e o ator e apresentador Felipe Titto. Rafaela Rabello, gerente de marketing da rede de produtos saudáveis, conta que essa é a primeira vez que a marca resolveu apostar em influenciadores. “São pessoas formadoras de opinião, que estão diretamente relacionadas aos nossos princípios de saúde, bem-estar, atividade física e qualidade de vida, que podem transmitir essa mensagem aos seus seguidores, divulgando os produtos da Mundo Verde Seleção, transmitindo a credibilidade da marca a seus seguidores”, diz.

De acordo com a gerente de marketing da Mundo Verde, os influenciadores agregam valor à marca, trazendo uma visibilidade ainda maior e fortalecendo a credibilidade. “Os influenciadores têm a função de divulgar os produtos da marca Mundo Verde Seleção que consomem e utilizam no seu dia a dia. Sempre procuramos saber se eles utilizam o produto para que possam transmitir a mensagem com veracidade para o consumidor”, revela Rafaela.

FIAT

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Um exemplo recente de marca que apostou em influenciadores foi a Fiat. Como parte de uma estratégia para o meio digital, no dia do lançamento do Fiat Toro, a Pereira & O’Dell pensou em um test-drive, que foi transmitido ao vivo nos canais das redes sociais de alguns influenciadores, como Hugo Gloss, Jovem Nerd, Fiorella Mattheis, Bruno Gagliasso, Kadu Dantas e Felipe Titto. “A estratégia de Toro foi baseada em dar voz ao público e, para isso, nós trouxemos influenciadores que tinham alguma relação com os consumidores que queríamos atingir para falar sobre o carro”, afirma Anna Martha Silveira, diretora de conteúdo da agência.

Fiorella Mattheis, como explica Anna, cumpriu o papel de trazer o público feminino para mais perto do Fiat Toro. Já Hugo Gloss tem uma boa audiência, “além de se expressar muito bem”, conta a executiva. “Já o Felipe Titto tem afinidade com as pessoas, além de ele ser um cara que conversa com o público feminino e com o público masculino”, diz. “E ele também gosta de carros. Ele se encaixava muito no perfil que a gente procurava”, completa.

O ator disse que procura sempre ir ao encontro de marcas que passam verdade. “Eu me amarro em falar de coisas que eu gosto, respeito, uso e admiro. Essa é a relação que tenho com o meu público. Eles me respeitam, confiam em mim e eu tenho a mesma recíproca com eles”, diz Felipe Titto.

SEMPRE LIVRE

A Sempre Livre esteve presente na edição deste ano do Lollapalooza. A blogueira Nah Cardoso, embaixadora da marca no festival, foi uma das responsáveis por uma ação realizada pela marca com os fãs. A proposta era gravar uma música baseada na vida de uma consumidora. A canção foi composta pela banda Supercombo e pela cantora Negra Li.

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Guto Cappio, presidente e CCO da Sunset, responsável pela ação da Sempre Livre, falou sobre as vantagens de uma marca ter um embaixador ou influenciador. “A marca ganha muito, principalmente em três pontos: audiência, relevância e credibilidade”, diz.

“O principal é a conexão com seus consumidores. Escolha um embaixador que represente os atributos da marca e esteja alinhado com a sua estratégia de target”, aconselha Cappio.

Daniela Khauaja, coordenadora acadêmica de pós-graduação da área de marketing da ESPM, acha que o principal elemento da marca é, além do nome, um personagem – que nem sempre precisa ser contratado pela empresa. “Steve Jobs é um personagem da Apple”, afirma. “Um personagem é contratado por muito tempo para que sua imagem fique associada à marca”, completa.

A especialista, no entanto, falou também dos influenciadores. “As mídias digitais deram a oportunidade de transformar pessoas não muito conhecidas em famosas. Elas se tornaram, assim, influenciadores”, destaca.

Daniela ainda deu uma dica para as marcas. “Tem de saber escolher. É uma estratégia que, assim como todas, tem certo risco”, afirma.