Uma pesquisa realizada pela Flybits mostrou que existe uma certa “tensão digital” entre os consumidores e o setor bancário, quando o assunto é o recebimento de conteúdos.

Durante uma Mesa Redonda, realizada nesta terça-feira (19), que debateu os dados da pesquisa, Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigDataCorp, explicou que a tensão vem do seguinte paradoxo: ao mesmo tempo em que o consumidor quer receber conteúdos personalizados, eles estão preocupados quanto a privacidade e compartilhamento dos seus dados com as empresas.

Segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados admitiram que se sentem “desconfortáveis” por terem a sensação de que as empresas sabem “tudo” sobre eles. Além disso, 34% das pessoas demonstraram interesse em instalar um bloqueador de anúncios em seus celulares, enquanto 15% admitiram já terem feito isso.

Flybits mostra que 22,7% dos entrevistados se sentem “desconfortáveis” quando recebem mensagens não solicitadas do banco (Divulgação)

O estudo, feito por especialistas em experiência do cliente, mostrou que 22,7% dos entrevistados se sentem “irritados” ou até mesmo “ansiosos” quando recebem mensagens não solicitadas e 29,2% sentem que seus bancos “nunca” ou “raramente” enviam conteúdos online que sejam interessantes e pertinentes.

“A tolerância do consumidor para ser interrompido online atingiu o nível mais baixo de todos os tempos, especialmente no celular. As marcas que ainda consideram essa abordagem um “jogo de memória” terão problemas futuros; as consequências para uma marca podem ser mais graves do que se parece”, apontou Federico De Simoni, diretor regional da Flybits para a América Latina.

O levantamento também apontou que 7,2% dos consumidores brasileiros não apenas ignoram o conteúdo não solicitado, como também tentam impedir que a marca interaja com eles novamente.