Com pouco mais de um mês em operação, o meio de pagamento instantâneo do Banco Central Pix já revela as preferências dos usuários e expectativas das instituições financeiras. Nesse cenário, a Globo ouviu 500 internautas bancarizados, com mais de 18 anos, de todas as classes sociais e regiões do Brasil.
Na pesquisa, realizada nas últimas semanas de novembro, o nível de conhecimento do termo “Pix” chama atenção: 93% dos entrevistados já ouviram falar sobre o Pix e 53% alegam que as funcionalidades do serviço são uma novidade.
Apesar do aumento de awareness, as dúvidas ainda persistem, e os usuários esperam que as marcas auxiliem a saná-las. Nesse sentido, 68% declaram que gostariam de receber orientações sobre essas novas formas de pagamentos e 74% apontam que a tendência é dar preferência para marcas que estão dispostas a ajudar o consumidor.
As inquietações vão além das transferências. A sondagem revelou que 1/3 das pessoas desconhecia a funcionalidade de pagamento do Pix – janela importante para atuação do sistema bancário, mas também para o varejo. Para quem já se diz inteirado no assunto, por exemplo, a intenção de usar o Pix para efetuar pagamentos em lojas físicas é alta (44%). Nos e-commerces, esse número chega a 47%.
Segundo a análise, essas tendências revelam “uma janela de oportunidade principalmente para o varejo. Vale lembrar que as empresas que ainda não aderiram ao Pix terão uma nova oportunidade neste mês de dezembro.”
E quis são as vantagens da adesão ao Pix? O levantamento destaca a praticidade e a rapidez, “não só das transferências, mas também da confirmação dos pagamentos – resultado da simplificação das informações necessárias para cada transação.” Além disso, 68% indicam a forte probabilidade de aumentar o uso do Pix por descontos, tendência que revela um ativo importante para o calendário comercial.
A pesquisa da Globo ainda sinaliza o que os usuários esperam de quem oferece a funcionalidade, seja para entender as soluções ou tirar dúvidas, e quais as marcas que geraram maior lembrança para os consumidores na hora de comunicar sobre o Pix, apontando uma proximidade da performance dos players digitais e dos bancos mais tradicionais.