A transformação digital repercute de forma sintomática e propõe nova cena para o meio TV. Pesquisa conduzida pela Harris Interactive sob encomenda da Magnite, plataforma americana sell-side de publicidade omnichannel (programática), que está no Brasil desde o fim do ano passado, lista três pontos para o futuro do negócio: predominância da CTV (TV conectada) em relação ao modelo padrão; telespectadores preferem streaming, tanto para conteúdo como publicidade; e alta receptividade à publicidade em plataformas Avod (video on demand com publicidade) ajudam a gerar impacto comportamental.

A amostra, que contou com 4.049 pessoas entre 18 e 64 anos no Brasil, México e Argentina, deixa claro que as TVs conectadas são uma ameaça à TV linear. Os números indicam que 91% usam streaming uma vez por semana e 75% diariamente. Com Avod (a média semanal é de 80% e de 83% no sistema Svod (vídeo on demand por assinatura, como Netflix). Para 63% o tempo é direcionado apenas para o streaming e 78% assistem mais streaming em 2021 do que em 2020.

Como comprar tempo das audiências tem um preço elevado, a pesquisa da Magnite esclarece que o broadcast é um hábito e streaming uma escolha (ver gráfico). Outro dado valioso é que o público do streaming permanece mais atento ao conteúdo, ou seja, menos distraído do que no ambiente linear. A visualização focada no streaming é de 85%, contra 70% no broadcast.

“A TV conectada é o futuro, pois envolve oferta de escala e alcance em níveis que rivalizam com a TV tradicional! As pessoas estão assistindo mais streaming devido à pandemia da Covid-19 e este comportamento será incorporado daqui por diante. Atualmente, audiências por toda a América Latina estão consumindo streaming diariamente e, consequentemente, estão sendo criadas oportunidades para os anunciantes ampliarem o alcance da TV tradicional.

Nessa transição de comportamento, é importante considerar a força de alguns fatores: as pessoas preferem streaming à TV aberta e, como resultado, vivenciam uma experiência de consumo mais atento, tanto do conteúdo quanto da publicidade; a alta receptividade à publicidade no streaming Avod se traduz em impacto comportamental. Isso porque anúncios em streaming geram mais buscas pelos produtos, conversas sobre as mensagens das marcas e, consequentemente, compra por parte das pessoas impactadas”, argumenta o executivo Rafael Pallarés, diretor-geral da Magnite na região Latam.

“Os anunciantes precisam olhar com atenção para este espaço e explorar o streaming de conteúdos em formatos longos, aqueles produzidos profissionalmente e com qualidade de distribuição, pois são perfeitos para ampliar o alcance de suas campanhas, impactando diversas faixas demográficas de audiência, como a geração Z e os millennials, que estão reduzindo cada vez mais o tempo destinado à TV tradicional”, finaliza Pallarés, deixando claro que o estudo da Magnite mostra que o público jovem, uma média de 60%, “assiste canais de streaming antes”.