Ranking analisou o nível de acessibilidade digital das 30 maiores empresas com atuação no e-commerce brasileiro em 2023
O Ranking de Acessibilidade Digital revelou que Airbnb, Latam e Enjoei ocupam o pódio como as plataformas mais acessíveis do país. A Apple e a Amazon Brasil completam o top 5. O levantamento, desenvolvido pela Yaman, utilizou como base as diretrizes de acessibilidade adotadas pela Web Content Accessibility Guidelines (WCAG).
Em uma escala de zero a 10, Airbnb teve a maior pontuação, com 9,82, seguido por Latam, com 9,65, e pela Enjoei, com 9,51. Primeiro lugar nesta edição do ranking, o Airbnb não figurava entre os melhores no ano passado, assim como Latam e Enjoei. A Apple, empresa campeã em 2022, ocupa o quarto lugar, com a avaliação de 9,47, e em seguida vem a Amazon Brasil, com 9,35.
O ranking anual é um indicador para empresas e consumidores que se preparam para a Black Friday, considerada a quinta maior data do varejo brasileiro, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e para o Natal.
O levantamento buscou analisar e testar o fluxo de compra completo, desde a tela inicial até a conclusão do pedido. As plataformas que interromperam essa jornada tiveram uma redução de 50% na pontuação obtida. Em alguns casos, a nota zero foi atribuída pois não possui o princípios e métodos de acessibilidade segunda as normas.
(Crédito: Foto de CardMapr.nl na Unsplash)