A Zenith confirma, em novo estudo, a previsão de que o Brasil será o quinto maior mercado publicitário do mundo em 2014, atrás apenas de Estados Unidos, Japão, China e Alemanha, superando o Reino Unido. A pesquisa, finalizada em 1º de outubro, reforça a estimativa traçada pela agência de mídia pertencente ao Publicis Groupe.
O estudo da Zenith prevê que o Brasil movimentará US$ 22,2 bilhões em 2014 — o que supera o investimento em compra de espaço publicitário em todas as mídias britânicas, cuja verba deve ser de US$ 21 bilhões. Já os EUA mantém sua liderança, com investimento publicitário da ordem de US$ 173 bilhões no ano em questão.
O investimento em publicidade deve crescer 4,6% em 2013, chegando a US$ 525 bilhões. Em 2014, o crescimento será de 5,2%. O Brasil é o terceiro país que mais contribuirá para este crescimento, segundo o estudo, com crescimento da ordem de US$ 5,397 bilhões, atrás dos EUA e da China.
O estudo também indica que, até 2014, a TV manterá sua hegemonia, enquanto a internet ocupará o segundo lugar em investimento publicitário.
Top 10 de 2014 (em milhões de dólares) em investimento publicitário
1. EUA – US$ 173,950
2. Japão – US$ 52,964
3. China – US$ 43,940
4. Alemanha – US$ 26,828
5. Brasil – US$ 22,216
6. Reino Unido – US$ 21,088
7. França – US$ 14,216
8. Austrália – US$ 13,770
9. Rússia – US$ 12,593
10. Canadá – US$ 12,394
Top 10 de países que mais contribuirão para o crescimento do investimento publicitário no mundo 2011 x 2014 (em milhões de dólares)
1. EUA – US$ 12,821
2. China – US$ 11,641
3. Brasil – US$ 5,397
4. Rússia – US$ 4,026
5. Indonésia – US$ 3,911
6. Japão – US$ 3,025
7. Argentina – US$ 2,268
8. África do Sul – US$ 2,067
9. Reino Unido – US$ 1,883
10. Coréia do Sul – US$ 1,702