O deslocamento de profissionais da publicidade para outras áreas é crescente e já é maior em comparação a outras indústrias competitivas como tecnologia, varejo e empresas de consumo. Para tentar entender o que faz um publicitário mudar de profissão, o LinkedIn, em parceria com a 4A’s (Associação de Agências de Publicidade dos Estados Unidos), realizou um estudo que mostra as principais causas desse movimento.
De acordo com a pesquisa, 54% das pessoas que deixaram de trabalhar em agências de publicidade alegam que o principal motivo é a falta de oportunidades para avançar na carreira. A estatística está 9% acima em comparação à média de profissionais de outras áreas que colocaram esse ponto com um problema.
“São coisas que a gente escuta há muitos anos, mas agora as estatísticas mostram que existe um problema de imagem na indústria publicitária”, disse Nancy Hill, presidente da 4A’s. Para ela, é preocupante que uma indústria que vive do marketing não corresponda às expectativas de seus próprios profissionais.
As poucas oportunidades de progresso na carreira são citadas antes mesmo da diferença de salários entre quem trabalha com publicidade e quem atualmente está na área tecnológica, por exemplo – o gap chega a US$ 45 mil anuais para cargos mais iniciantes.
Além disso, 50% das pessoas que responderam a pesquisa afirmam que gostariam de realizar trabalhos mais desafiadores e 46% não se sentem motivados pelos líderes que comandam as agências de publicidade.
Segundo as conclusões do LinkedIn, uma maneira de contornar os problemas apontados na pesquisa é implementar modelos dentro das agências que valorizem mais a honestidade na relação com os profissionais para reter os talentos.
Com informações do Adweek.com