Existem quatro tipos diferentes de famílias no Reino Unido no qual as decisões de compra e hábitos de consumo são mais influenciados pelas atitudes do que pelos tradicionais modelos demográficos e financeiros, de acordo com uma nova pesquisa.
Com base em respostas de mais de quatro mil pais de crianças com mais de quatro anos, a empresa de pesquisa YouGov e a agência de comunicação criativa Krow concluíram que as atitudes em relação a família e ao gerenciamento doméstico têm mais importância do que a renda e idade, por exemplo.
O objetivo do estudo foi oferecer aos profissionais de marketing meios para identificar as melhores maneiras de se comunicar com as famílias e entender o que motiva suas decisões de gastos. Também identificou algumas das marcas favoritas de cada grupo. “Nós pensamos que o dinheiro seria o cerne da tomada de decisão das pessoas, mas o que realmente apareceu foram as atitudes em relação a forma como eles querem viver a vida, criar seus filhos e o tipo de relação que desejam ter”, disse Aileen Ross, planejador da Krow.
Com isso, Krow e YouGov definiram os quatro grupos familiares. São eles: Criadores Conscientes (32%); Buscadores de Controle (28%); Planejadores Práticos (25%); e Controladores (14%).
Os Criadores Conscientes, que geralmente são maiores do que os outros grupos familiares, acreditam que é muito importante que o desenvolvimento das crianças seja incluído em qualquer tomada de decisão de compra. Por terem uma condição melhor, são menos propensos a um orçamento para compras diárias. Suas marcas preferidas incluem a cadeia de sanduíches Pret A Manger, a livraria Waterstones e a fabricante de automóveis checa Skoda.
Os Buscadores de Controle, como o nome indica, planejam seus gastos antecipadamente e acreditam que os pais são responsáveis por tomar as decisões em nome de toda a família. Quatro em dez preferem marcas bem conhecidas, como a montadora Volvo e a Argos, revenda por catálogo.
Os Planejadores Práticos, por sua vez, gostam de manter um orçamento mais rígido em relação aos outros grupos familiares, embora estejam abertos a diferentes membros da família contribuindo para as decisões de compra. Segundo a pesquisa, eles preferem marcas como a instituição financeira Nationwide e o restaurante TGI Friday.
Finalmente, os Controladores são as famílias que estão focadas em pagar suas contas e, consequentemente, são menos propensas a experimentar ou então se dispersar de suas compras regulares. Nando’s, restaurante de frango e Halfords, revendedor de peças e equipamentos, estão entre as suas marcas escolhidas.
Separadamente, a pesquisa também descobriu que, entre todas as famílias, quase metade (48%) de todas as decisões diárias de compra são feitas, inteiramente, pelos pais, enquanto um quatro das famílias permite que as crianças deem a sua opinião desde o início.