A representação em imagens de pessoas LGBTQI+ continua baixa e estereotipada, como mostrou pesquisa realizada pela Getty Images. O levantamento apontou que apenas 21% dos entrevistados globais do Visual GPS afirmou ver pessoas LGBTQI+ representadas regularmente em imagens.
Além disso, os participantes disseram que, quando há essa representatividade, muitas vezes é estereotipada. Ainda segundo os entrevistados, 30% dessas imagens retratam gays como ‘femininos’, enquanto 29% trazem mulheres lésbicas masculinizadas.
“Embora saibamos que o aumento da representação impacta positivamente o aumento da aceitação, nossa pesquisa também mostrou que os indivíduos LGBTQI+ continuam grosseiramente sub-representados na mídia”, disse Tristen Norman, chefe de Creative Insights para as Américas da Getty Images e iStock.
Mas se por um lado os números ainda preocupam, por outro, a empresa anunciou o lançamento do Guia LGBTQI+. O material, feito em parceria com a Glaad (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation), reúne recomendações práticas a marcas e empresas para fazerem escolhas de imagens mais inclusivas e amplas.
Segundo a Getty Images, o material segue o lançamento de dezembro de 2020 das Diretrizes para Transgêneros Getty Images. A ideia é apoiar fotógrafos e videógrafos da Getty Images e iStock em seus esforços para melhor representar a diversidade da comunidade transgênero.
“O guia que criamos com a Getty Images busca dar às marcas e empresas de todos os tamanhos a confiança de que precisam para representar a comunidade LGBTQI+ de maneira inclusiva, autêntica e cuidadosa, sem medo de reações adversas ou de ‘errar’”, disse Nick Adams, diretor de representação de Transgêneros do Glaad.