O relatório Accenture Technology Vision 2017, realizado anualmente pela Accenture, afirma que as pessoas têm o poder de moldar e aplicar a tecnologia para criar mudanças positivas, melhorando vidas e transformando negócios e a sociedade. O tema deste ano é “Tecnologia para as Pessoas – A Era da Empresa Inteligente”, que tem como objetivo ajudar líderes a projetar e direcionar a ferramenta para ampliar as capacidades humanas.

O relatório afirma que está começando a surgir uma tecnologia para as pessoas e pelas pessoas, antecipando a necessidade de oferecer experiências hiper-personalizadas.

“O ritmo de mudança da tecnologia é impressionante, resultando nos maiores avanços desde o início da Era da Informação,” diz Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer da Accenture. “Da mesma forma que ela transforma a maneira como trabalhamos e vivemos, levanta importantes desafios sociais e cria novas oportunidades. Em última análise, as pessoas estão no controle de criar as mudanças que afetarão nossas vidas, e estamos otimistas que líderes responsáveis e responsivos garantam o impacto positivo das novas tecnologias.”

Foram entrevistados mais de 5.400 executivos de negócios e de TI em todo o mundo e 86% afirmaram que, embora as tecnologias individuais estejam evoluindo rapidamente, é o seu efeito multiplicador que está criando avanços na inovação. O relatório detalha como a inteligência artificial, a internet das coisas e o big data analytics, ajudam os seres humanos a desenhar uma tecnologia que seja capaz de aprender a pensar mais como pessoas e constantemente alinhar e ajuda a progredir em seus desejos e necessidades.

Essa abordagem centrada no homem compensa para as empresas, já que as líderes vão transformar suas relações de fornecedor para parceiro — e, ao mesmo tempo, se modificando internamente.

A CVS Health é um exemplo de empresa que estabeleceu uma abordagem centrada nas pessoas – neste caso, para melhorar a saúde. Seu aplicativo móvel compatível com o smartwatch define lembretes personalizados de clientes para que tomem certa medicação, envia instantaneamente fotos de suas receitas para agilizar o processo e examina seu seguro-saúde, para que os funcionários de farmácias estejam a par das informações atualizadas. Em uma indústria há muito associada a interações impessoais e, em tempos de espera, empresas como a CVS Health estão capacitando indivíduos a serem mais empoderados sobre seus cuidados pessoais com a própria saúde, enquanto constroi relações mais próximas entre pacientes e médicos. 

Confira as cinco tendências elencadas pelo Technology Vision 2017:

IA é o novo IU

A Inteligência artificial (AI) está ganhando maturidade, resolvendo problemas grandes e pequenos com a realização de interações simples e inteligentes. A IA está se tornando a nova interface de usuário (IU), sustentando a forma como transacionamos e interagimos com os sistemas. Setenta e nove por centro dos entrevistados concordam que a IA revolucionará a forma como obtemos informações dos clientes e interagimos com eles.

Projeto para os Seres Humanos 

As decisões quanto ao projeto da tecnologia estão sendo feitas pelos seres humanos, para os seres humanos. A tecnologia adapta-se à forma como nos comportamos e aprende a partir de nós para melhorar nossas vidas, tornando-as mais ricas e gratificantes. Oitenta por centro dos executivos entrevistados concordam que as organizações precisam entender não somente onde as pessoas se encontram hoje, mas também onde desejam estar — e moldar a tecnologia para atuar como seu guia à realização dos resultados desejados.

Ecossistemas como Macrocosmos 

Empresas de plataforma que fornecem um ponto único de acesso a vários serviços têm quebrado completamente as regras de como as empresas operam e competem. As companhias não só precisam de uma estratégia de plataforma, mas de uma abordagem de ecossistema rica e robusta para liderar nesta nova era de inteligência. Já mais de um quarto (27%) dos executivos pesquisados relatou que os ecossistemas digitais estão transformando a maneira como suas organizações entregam valor.

Mercado de Trabalho

O número de plataformas de trabalho sob demanda e soluções de gerenciamento de trabalho on-line está aumentando. Como resultado, empresas líderes estão dissolvendo hierarquias tradicionais e substituindo-as com mercados de talentos que, por sua vez, estão conduzindo a mais profunda transformação econômica desde a Revolução Industrial. Caso em questão: 85% dos executivos entrevistados disseram que pretendem aumentar em sua organização a utilização de trabalhadores freelance independentes durante o próximo ano.

O Desconhecido 

Para ter sucesso na economia digital orientada ao ecossistema de hoje, as empresas devem aprofundar-se em um território desconhecido. Em vez de se concentrar unicamente na introdução de novos produtos e serviços, devem pensar de forma muito maior — aproveitando oportunidades para estabelecer regras e normas para indústrias inteiramente novas. Na verdade, 74% dos executivos entrevistados disseram que sua organização já está entrando em novos segmentos inteiramente digitais que ainda precisam ser definidos.