A Petrobras cancelou o processo de licitação de sua verba de publicidade no qual as mais bem pontuadas eram as agências Dentsu, Quê e Heads. No último dia 28, o propmark revelou cerca de duas horas antes do resultado oficial da Petrobras, que a Dentsu, Quê e Heads tinham obtido as maiores notas na etapa técnica. Para não ficar sem agência, a estatal conseguiu autorização do TCU (Tribunal de Contas da União) para prorrogar por 60 dias com a F/Nazca Saatchi & Saatchi, Quê e Heads. O contrato com as três fornecedoras de serviços de publicidade venceu no último dia 31 e, devido a acordo com o TCU, não poderia ser prorrogado. O período estipulado para o fim do compromisso é o dia 31 de março. A Petrobras prepara novo edital para convocar novas agências. Cancelar a concorrência foi a saída pragmática da empresa de petróleo. A última concorrência demorou mais de um ano para ser finalizada devido a interferências do TCU que não concordava com pagamentos de BVs, por exemplo. Por Marcello Queiroz e Paulo Macedo Leia abaixo o comunicado da Petrobras: “A Petrobras reafirma que a divulgação antecipada dos resultados por um site especializado não comprometeu a análise das propostas técnicas, pois ocorreu três dias após o encerramento desta fase. O processo licitatório apócrifo (sem identificação do proponente), desenvolvido pela Petrobras em 2007, é inovador e referência para licitações públicas de publicidade. As propostas técnicas são identificadas por número, que é de conhecimento apenas de cada agência proponente. Um novo edital será lançado em breve e trará aprimoramentos no processo licitatório.”