Capa do guia patrocinado pela Petrobras

O governo do estado do Rio de Janeiro lançou recentemente o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, publicação que reúne informações sobre a herança cultural dos 92 municípios do estado. O projeto, que conta com guia impresso, portal e aplicativos, tem o patrocínio da Petrobras e conteúdo produzido pela Diadorim Ideias.

O portal do projeto traz 120 vídeos documentários, 3,5 mil verbetes e oito mil fotos sobre as riquezas culturais dos 92 municípios estados. Trata-se do resultado de um trabalho de pesquisa, catalogação e reportagem realizada por pesquisadores, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, que percorreram todo o território em duas etapas, em 2011 e 2013.

O projeto mapeou os patrimônios material e imaterial, os espaços culturais, a agenda cultural fixa e os grupos artísticos de cada cidade. Também foram registrados personagens relacionados à cultura local. O guia é vendido em livrarias por R$ 35, enquanto o portal e os aplicativos podem ser acessados gratuitamente.