Para celebrar os seus 30 anos de atuação no Brasil, a P&G realizou um evento para seus parceiros, imprensa e colaboradores, nesta quinta-feira (6), em São Paulo. Muito além de mostrar a linha do tempo de suas inovações, produtos e as expetativas para o futuro no país, a companhia revelou com ênfase no encontro o seu compromisso com ações ainda mais efetivas no campo da sustentabilidade. “Vamos comemorar de uma forma especial. Se a inovação corre nas nossas veias, nós optamos por usá-las para fazer o impacto social, ajudando quem mais precisa”, explicou Juliana Azevedo, presidente da P&G no Brasil.
Com apresentação de Rodrigo Faro, embaixador da marca, o ponto alto do evento foi o lançamento da campanha “Um clique = 1 dia de água pura”. Com foco no meio digital, a ajuda de influenciadores e do próprio público, o objetivo é conseguir doações para um projeto pioneiro da empresa no mundo, o “Água Pura para Crianças”, que começou como uma iniciativa sem fins lucrativos em 2004. Por meio de uma rede diversa de mais de 150 parceiros, o programa ajuda a fornecer água potável usando os sachês de purificação de água da P&G. Presente no Brasil, desde 2014, já são mais de 68 milhões de litros de água doados e 38 mil pessoas beneficiadas.
Vale lembrar que mais de 800 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável. A diarreia causada pela ingestão de água contaminada, por exemplo, ainda é uma causa líder de doenças e mortes entre crianças e jovens de países em desenvolvimento. Para participar, basta preencher um formulário no site da campanha e efetivar a doação, sem custo algum. A meta é fazer com que pelo menos um milhão de brasileiros ajudem.
O evento também contou com a apresentação de uma pesquisa da WGSN sobre três pilares: Presente no Brasil, desde 2014, já são mais de 68 milhões de litros de água doados e 38 mil pessoas beneficiadas.sustentabilidade, diversidade e família. Entre as tendências mais importantes para o público brasileiro estão: a relevância de sistemas ecossociais, um olhar cuidadoso para as novas maiorias, uma percepção mais assertiva sobre a beleza fora do padrão e os “imperfeccionistas” e co-parenting na nova configuração das famílias do país.
“As marcas têm uma obrigação social com o país e as comunidades. E a P&G está muito consciente disso. É papel também das empresas representar as pessoas do jeito certo, mostrar como é o Brasil real. Já começamos a fazer isso há alguns anos. Um exemplo é quando olhamos para a diversidade, mesmo por meio de produtos, como Pantene faz, com variações para todos os tipos de cabelo e beleza”, acredita Leonardo Romero, diretor de marketing da P&G no Brasil.
Por fim, outra novidade anunciada no evento é o Centro de Inovação da P&G, que será inaugurado em 2019 junto com a fábrica de Louveira (SP) da empresa. Segundo a companhia, mais de 120 cientistas de vários lugares do mundo irão atuar na unidade.