Com objetivo de reduzir custos, a Procter & Gamble e a Reckitt Benckiser estão mudando a forma de escolher as produtoras que atuarão junto às agências de publicidade. Os anunciantes agora irão fazer uma pré-seleção, considerando os custos, de produtoras que as agências poderão utilizar nas campanhas. Até então, as agências, em geral, tinham liberdade para escolher as produtoras com as quais queriam trabalhar, dentre um grande leque de opções.
A P&G, por exemplo, deve reduzir o número de produtoras de 125 para 30. No último ano, a multinacional investiu US$ 8.6 bilhões em mídia. A gigante pretende fechar pacotes com essas produtoras por dois anos, cujos valores incluirão desde iluminação, atores, equipamentos e equipe.
Entre as agências que atendem a conta da P&G estão Saatchi & Saatchi (Publicis), Grey (WPP) e BBDO (Omnicom). Já a Reckitt Benckiser trabalha com a Euro RSCG (Havas). As informações são do Brandweek.