Uma  pesquisa realizada pela Proctor&Gamble traçou os principais hábitos dos consumidores brasileiros nas lojas e revelou os fatores decisivos na hora da compra. O estudo envolveu a participação de 1.700 consumidores de diferentes produtos, entre eles, sabão em pó, tinturas de cabelos, fraldas descartáveis, produtos de higiene, com idades entre 18 e 64 anos, de oito cidades do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Bauru. Entre as categorias de produtos analisadas, as consumidoras de colorações para cabelos mostraram-se como os mais fiéis às marcas. Segundo a empresa, um exemplo dessa fidelidade está nos clientes da Wella, dos quais 66% disseram que não abririam mão da marca. Em relação a outras categorias, os índices de fidelidade às marcas foram, em média, de 58% para produtos de higiene feminina e 54,5% para fraldas descartáveis. Segundo os dados obtidos, o preço continua sendo um dos principais fatores de decisão na hora de escolher o estabelecimento onde será efetuada a compra. O estudo revela que o atributo mais importante para fidelizar o consumidor a uma loja específica é que ela apresente preços baixos todos os dias e não apenas durante promoções temporárias. Uma loja limpa e produtos de qualidade completam este cenário, caracterizado por consumidores que demandam cada vez mais serviços e produtos. Para 55% dos compradores de fraldas descartáveis, sejam eles de baixa ou alta renda, é importante que os estabelecimentos comerciais onde eles realizam as compras tenham uma área específica de produtos para cuidados com o bebê. Para os pais, esse agrupamento facilita no momento da compra e na localização dos produtos. A pesquisa apontou ainda os diferentes hábitos de compras de uma classe social para a outra. Enquanto os consumidores de alta renda preferem fazer compras em grandes volumes com uma freqüência mensal de 1,3 visitas ao supermercado, os de baixa renda optam por fazer compras em menores quantidades ao longo do mês, com uma média mensal de 5,8 idas aos estabelecimentos comerciais. Desta forma, além de obter um maior controle dos gastos, eles podem aproveitar as promoções temporárias realizadas pelos estabelecimentos.