Pesquisa revelou também um aumento no número de pessoas que têm os games como principal fonte de entretenimento

A Pesquisa Game Brasil 2025 revelou que, para 88,8% dos entrevistados, os jogos digitais são um das suas principais formas de entretenimento — na PGB 2024, esse número era de 85,4%. Agora, 80,1% disseram que os games são a diversão preferida deles.

Desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, o estudo entrevistou cerca de 6.282 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os meses de janeiro e fevereiro.

A pesquisa mostrou que o número de mulheres jogando jogos digitais teve um aumento de 2,3% em comparação do ano passado, chegando a 53,2% do público consumidor deste tipo de entretenimento.

Número esse que aumentou em relação a 2024, quando 50,9% do público eram mulheres e 49,1% de homens.

O Millennials também lideram, com 49,4% da amostragem. No que diz respeito às classes sociais, a média soma 44,4%, concentrado entre as classes B2, C1 e C2. Entretanto, houve uma queda de 1,8% em comparação com a edição anterior da PGB.

As classes D e E, por sua vez, tiveram um aumento significativo de 12,8% em um ano, chegando a  20,3% da amostragem. Em relação à raça, a PGB 2025 apontou que pessoas que se identificam como brancas são a maioria dos consumidores de jogos digitais (53,9%), enquanto pretas e pardas representam 43,9%.

Plataforma
A plataforma preferida dos consumidores segue sendo o smartphone, com 40,8%. Porém, o número teve uma queda de oito pontos percentuais em relação à edição anterior.

Ao mesmo tempo, a preferência pelo console teve um aumento de 3 pontos percentuais (chegando a 24,7%); e o computador, de 5,5 pontos (chegando a 20,3%).

Realizando um recorte de gênero, mulheres seguem sendo a maioria dos consumidores de games para smartphone, representando 48,4%, e os homens, 32,2%. Entretanto, homens seguem como maioria entre aqueles que se consideram gamers, além de registrarem uma preferência por jogar no computador(36,1%).

Bets no radar
Pela primeira vez, as bets apareceram em diversas respostas durante o período da pesquisa. E os números são bem significativos: 38,2% dos entrevistados afirmam jogar jogos recreativos de sorte, indicando uma presença relevante desse segmento no mercado de games.

Em termos de frequência com que apostam, 39% jogam pelo menos uma vez por semana, com 14,2% jogando quatro vezes ou mais semanalmente. A grande maioria (89,9%) aplica dinheiro nestes games, sendo que 34,6%gastam entre R$ 51 e R$ 200 mensalmente; 8,6% dos que apostam gastam mais de R$500 por mês.

O tempo dedicado abets também é considerável: 70,2% dos jogadores dedicam até três horas por semana, enquanto 19,5% jogam mais de três horas semanais.

O fator motivacional que este tipo de jogo causa no público também foi levantado. Cerca de 30,4% buscam a emoção da vitória, e 29% usam o jogo como forma de relaxamento. A maior motivação, contudo, é sempre ganhar mais dinheiro (43,9% jogam para isso), e 24,7% veem as apostas nestes jogos como “um investimento para melhorar a renda”.

(Crédito: Foto de Florian Olivo na Unsplash)