Kotler: área desempenha papel cada vez mais estratégico

 

Considerado a maior autoridade do marketing contemporâneo, o americano Philip Kotler participou nesta segunda-feira (1º) de um evento realizado pela HSM que teve como tema “Os novos desafios do marketing mundial em uma visão contextualizada e exclusiva para o mercado brasileiro.”

Entre outros pontos, Kotler falou sobre estratégias de mercado, da importância dos jovens e das novas tecnologias nas empresas e da necessidade de ser uma empresa ética para conquistar o consumidor.

O especialista falou também da evolução do marketing e de como as empresas trabalhavam antigamente. Para ele, durante muito tempo o marketing foi visto apenas como uma área da comunicação e tinha como foco apenas os quatro Ps (preço, praça, produto e promoção). De acordo com Kotler, atualmente a área vive uma segunda fase, que tem como foco fatores como segmentação, público-alvo e posicionamento e, só depois, entram os quatro Ps. Para ele, são essas características que tornaram o marketing muito mais importante dentro das companhias. “Em outras palavras, tínhamos um marketing tático e fomos para o marketing estratégico.”

Em sua apresentação, Kotler também deu dicas para quem deseja aprimorar o marketing de seu negócio. Entre os pontos abordados, ele destacou que o marketing precisa ser mais do que um departamento – é preciso que tenha uma relação com todas as áreas da empresa e desempenhe um papel decisivo para o sucesso do negócio.

Ele também destacou a importância de obedecer ao “funil de vendas”. Segundo o americano, o processo de uma venda pode ser dividido em seis etapas: prospectar clientes, entender as necessidades do público-alvo, desenvolver soluções, fazer a proposta, negociar contratos e fechar a venda. Kotler afirmou que as três primeiras etapas devem ser feitas por um profissional de marketing, enquanto as últimas são uma atribuição do departamento de vendas. “Com esse funil, cada passo é tomado por quem sabe o que está fazendo”‘

Para ele, “é preciso estar bem claro na empresa que o marketing é responsável pela criatividade e pelas estratégias apropriadas para chegar ao cliente, enquanto a execução fica com o pessoal de vendas.” O especialista também falou que, principalmente nas empresas grandes, o profissional de marketing deve ser o porta-voz do cliente. “Uma decisão que não contempla a satisfação do consumidor tem tudo para ser equivocada.”

Mais uma dica dada por ele é a necessidade de trabalhar firme na construção de sua marca. “As relações comerciais são baseadas numa relação simples: empresas vendem o que consumidores precisam. Mas há companhias que vendem, por um preço alto, algo que pode ser encontrado em qualquer lugar por um preço bem mais baixo e conseguem bons resuktados”. Como exemplo, ele cita o Starbucks. “Eles vendem café caro e são bem-sucedidos. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Eles oferecem conforto, internet, uma certa privacidade. As pessoas gostam disso.”

Kotler ressaltou ainda que a construção de uma marca está diretamente  ligada a capacidade de se contar uma boa história. Por conta disso, ele recomendou que o marqueteiro seja um pouco jornalista. “A imprensa está atenta a todos os detalhes, sabe selecionar o que é mais importante na construção de uma notícia e sabe se expressar. Essas características são essenciais para quem trabalha com marketing.”