Linha premium Avance da Walita, que recebeu novos produtos

 

A Philips, dona da marca Walita, apresentou nesta terça-feira (25) uma série de lançamentos para a sua categoria de eletroportáteis, que chegam para completar um portfólio de quatro linhas de produtos, entre eletrodomésticos econômicos e premium. Os lançamentos marcam a conclusão de um processo de reposicionamento iniciado no ano passado e representam um momento de virada da Walita no Brasil, definiu Cyro Gazola, vice-presidente da área de consumer lifetsyle da Philips. “Esse é o ano que marca uma quantidade de lançamentos sem precedentes na história da marca. Queremos motivar aproximação com os consumidores por meio de inovação em nossas linhas”, afirmou.

Com o slogan “A vida que a gente cria”, a marca de eletroportáteis redesenhou seus produtos, divididos nas linhas Daily, Viva, Viva Black e Avance, com base no novo consumidor da marca: a otimista classe média brasileira, com famílias jovens e pouco tradicionais. “Entendemos que não há mais a mãe provedora. Hoje todos dão carinho para todos, colaboram e cooperam entre si. A família brasileira não tem mais o formato tradicional de antigamente”, analisou Lídia Luz, gerente de marketing da categoria de eletroportáteis para cozinha da Walita, marca fundada em 1934.

A linha Daily, mais econômica, é a primeira desenvolvida no Brasil, em Varginha (MG), e terá como foco estratégico as regiões Norte e Nordeste, onde a empresa inaugura nesta semana um centro de distribuição. “O PIB dessas regiões crescem acima da média do país. Há base de consumo instalada lá e estamos fazendo parcerias com grandes e médios varejistas para garantir a distribuição dos produtos”, explicou Gazola.

A Ogilvy, que atende a Philips globalmente desde o início do ano, foi quem auxiliou a Walita em seu processo de reposicionamento. Com novas linhas de produto e faixas de preço, a Philips reverte uma tendência do mercado de eletroportáteis, que cresce em volume, mas cai em valor. Segundo dados da empresa, o segmento teve alta de 3,4% em volume de vendas, mas retraiu 8,9% em faturamento. “Ao repensar a arquitetura de nossos produtos, criamos um portfólio que se comunica com as necessidades do consumidor. Hoje estamos crescendo tanto em volume quanto em valor, o que não era uma realidade em 2010 e 2011”, disse.

Marketing

A empresa está investindo neste ano R$ 13 milhões em comunicação, divididos em mídia, ações internas e merchandising. Um dos principais esforços será no ponto de venda, onde a marca aplicará uma ferramenta global intitulada “Vendedor Mudo” para explicar ao consumidor as diferenças entre as linhas e os produtos.

A ferramenta é uma explicação no ponto de venda com material impresso sobre o uso que cada produto permite e as diferenças da performance oferecida por cada linha. “Estamos fazendo parcerias com todos os grandes varejistas para que possamos implantá-la”, destacou Lídia.