A Philips trouxe para o Brasil, pela primeira vez, o principal evento global da marca. O Philips Innovation Experience, que aconteceu no MuBe (Museu Brasileiro da Escultura) de São Paulo, nos dias 23 e 24, tem como principal objetivo mostrar como a empresa está tornando a vida das pessoas melhor e, por meio de experiências interativas, exibir suas inovações relacionadas aos temas: “Vida Conectada”, “Cuidados Contínuos com a Saúde” e “Soluções de Iluminação Inteligente”.
Henk de Jong, CEO da Philips para América Latina, disse que a missão da marca é melhorar a vida de 3 bilhões de pessoas até 2025. O executivo frisou ainda que a ideia é utilizar a inovação para melhorar também a vida de 180 milhões de pessoas na América Latina. “Estamos vivendo uma transformação do comportamento e do entendimento sobre o cuidado com a saúde, pois há uma necessidade crescente de maior controle e cuidado da sua própria saúde”, afirma.
Na região, atualmente cerca de 80% das pessoas vivem nos centros urbanos e estão sujeitas, principalmente, a doenças crônicas ligadas aos maus hábitos, como obesidade, doenças cardíacas e respiratórias, por exemplo. Somente no Brasil estima-se que 52,5% da população esteja acima do peso, considerado um fator de risco para doenças como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no país.
Para completar esse cenário, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial deverá atingir 9 bilhões de pessoas até 2050, o que significa maior demanda por alimento, água, energia e, principalmente, acesso à saúde.
“Adicionados a isso, o envelhecimento da população e o aumento da incidência de doenças crônicas elevam os gastos nos sistemas público e privado de atenção à saúde, muitas vezes inviabilizando o acesso da população. Por isso, é tão importante investir em pesquisa e desenvolvimento para criar inovações como resposta para os desafios que enfrentamos hoje”, diz Henk de Jong. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015 deverão ser gastos R$ 98,4 bilhões em ações e serviços públicos de saúde no Brasil.
DESAFIO
Um desafio foi lançado durante o Philips Innovation Experience. Trata-se do Cocreation Lab de inovação, que desafia universitários e jovens empreendedores a criarem aplicativos para celular e tablet que possam impactar positivamente a saúde das pessoas.
O Philips Cocreation Lab tem o objetivo de incentivar a criatividade inovadora entre jovens interessados em tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social. A ação foi desenvolvida pela empresa O Panda Criativo, uma plataforma para criar, promover e gerir iniciativas que usam a criatividade como ferramenta para transformar a sociedade.
O recrutamento de participantes para o desafio contou ainda com o suporte de Guilherme Junqueira, diretor-executivo da ABStartups (Associação Brasileira de Startups). Os 25 jovens selecionados, entre estudantes e profissionais empreendedores, foram convidados para participar do workshop “Mobile Health – Criando uma solução mobile para saúde”.
A atividade foi dividida em dois dias, com uma programação especial para incentivar a criatividade, conectar as pessoas e proporcionar o ambiente ideal para o surgimento de ideias. “A Philips aproxima o futuro das pessoas por meio de soluções completas e significativas. Fomos pioneiros na produção de lâmpadas, na tecnologia do raio-X e na tecnologia LED. Agora, queremos conectar o futuro da saúde ao cotidiano de todos. Por isso, lançamos esse desafio aos jovens”, explica Henk de Jong.