Dona do slogan mundial “sense and simplicity” e terceira maior fabricante de televisores no País, a Philips realizou no Brasil duas pesquisas para identificar tendências, desejos e anseios do consumidor em relação à TV, cujo conteúdo está publicado no livreto TV no Brasil: Presente e Futuro. Entre as principais conclusões, destaque para a expectativa das pessoas, principalmente dos jovens, sobre a chegada da interatividade à TV com uma interface simples.
O estudo qualitativo “Insight TV”, sobre tendências com consumidores que possuem alto grau de envolvimento com tecnologia realizado pela Voltage, mostrou que o brasileiro quer TVs que ofereçam interatividade e mais controle sobre a programação, como aparelhos capazes de captar o conteúdo de celulares; telas que permitam a exibição de mais de uma imagem e acesso à internet. A pesquisa ouviu homens e mulheres da classe A, em São Paulo. “Os jovens não querem ser mais passivos diante de uma mídia de massa como a TV”, destacou Gabriel Aleixo, gerente de inteligência de mercado da Philips Brasil
Já na pesquisa “Brand Tracking Brazil”, conduzida pelo Instituto Ipsos, que ouviu 400 consumidores paulistanos e cariocas das classes AB+, em suas residências, o desejo de ter uma Flat TV é o maior destaque – 45% dos entrevistados disseram querer comprar uma TV fina. O levantamento revelou que a Flat TV está presente em 19% dos lares brasileiros e que é o segundo eletroeletrônico mais desejado do País, atrás apenas do notebook.
Aleixo também ressaltou que a TV está deixando de ser apenas um aparelho e se tornando um objeto de decoração das casas. “Os consumidores querem TVs que aliem alta tecnologia e design atraente. Os resultados confirmam a adequação do conceito design around you, que é um dos pilares da marca e está pautado no desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades das pessoas”, reforçou o executivo.
Por Kelly Dores