Muitas idas à maior feira de tendências de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF), em Nova York, e a certeza de que o varejo precisa mudar para se adaptar às muitas transformações do comportamento de compra das pessoas serviram de inspiração para um novo modelo de negócio: o Píer X, que tem na sua essência as novas possibilidades do uso da tecnologia no varejo e o foco na experiência. Inaugurado há três meses, a mistura de loja pop-up multimarcas e espaço para lançamentos de produtos, diversão, cultura e tecnologia foi criado pelo empresário gaúcho Gustavo Schifino, presidente do Comitê de Ética da ABF (Associação Brasileira de Franchising), e por Evandro Ferrer, o CEO da Ancar Ivanhoe, empreendedora com mais de 20 shoppings pelo Brasil, entre eles o Iguatemi de Porto Alegre, onde o novo espaço foi instalado. Também são sócias do projeto a Algre e Amai Ojama. 

A Ancar Ivanhoe fez a sua aposta ao oferecer o espaço de 534 metros quadrados para o Píer X – uma plataforma de experiências que está servindo como laboratório deste novo modelo de negócio dentro do conceito de “market place phygital”, onde todos os produtos e serviços buscam oferecer experiências inovadoras para os clientes. No Píer X, todas as transações financeiras são realizadas através de um único aplicativo sem qualquer intermediário, e o crédito deve ser inserido através de um ATM da Saque e Pague. “A proposta, totalmente voltada para a experiência, nasceu a partir da comunhão de uma mesma visão de futuro. Talvez estejamos falando dos primeiros passos de um quarto setor da economia: a experiência”, diz.

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Além da exibição dos principais lançamentos de marcas importantes – como guitarras Fender, baterias Roland, coleção Andy Warhol by Billabong, Phanton by Hurley e Drop Boards -, o espaço conta com um restaurante operado pela Bendita Horta, bar, galeria de arte, escola de ioga (Casa Bela Vista) e de rock (School of Rock) e palco para shows. Mutável, de acordo com os ciclos naturais das estações do ano, estará sempre com novos produtos em exposição, atrações culturais, ingredientes utilizados nos pratos e decoração. Cada setor conta com um curador, especialista em sua área, e também os “helpers” para esclarecer dúvidas. Para que tudo funcione perfeitamente, a Claro/NET disponibilizou 240 mega de internet wi-fi. O Píer X é também o primeiro bar de consumo consciente de álcool do Brasil. O perfil do consumidor será controlado pelo app, que proíbe a venda de cerveja para menores, sensibiliza motoristas e define um limite de consumo individual. Também oferece estacionamento noturno grátis no shopping e desconto no Cabify para voltar pra casa e buscar o carro no dia seguinte. A plataforma pretende se tornar a maior doadora de três instituições de caridade da cidade através do projeto Garagem do Bem, que vai receber doações de instrumentos musicais, skates e pranchas de surfe, que ficarão expostas para serem adquiridas por outras pessoas. Por meio do app, as peças podem ser compradas pelo valor que o comprador definir, e doado para a instituição que ele escolher.

Ferrer, da Ancar, afirma que esta é uma tentativa de testar novos modelos de interação entre shopping center, lojistas e consumidores a partir das mudanças de comportamento das próximas gerações e a interferência da tecnologia no dia a dia. “Nosso objetivo era tirar do papel os insights que tivemos durante a NRF e colocá-los em prática com um modelo de negócio ousado e totalmente inovador. Inovar é isso. É estar aberto e experimentar sem ter medo de errar”, conclui. Com formato de loja pop-up, o Píer X tem data para acabar, em dezembro de 2018. Neste meio-tempo, deve chegar também a São Paulo. Os empreendedores já buscam um espaço nos mesmos moldes no Eldorado, para testar o modelo entre os paulistanos.