‘Noite de cinema em casa’ foi uma das tendências apontadas durante a pandemia. O termo, que nasceu no Pinterest, ultrapassou fronteiras e chegou em outros sites, plataformas e redes sociais. E ainda foi além: no Pinterest, as pessoas começaram a incorporar o termo ‘cinema em casa’ a outras partes da vida, como decoração (placas de cinema em casa), moda (roupa confortável para cinema em casa) e até receitas (tábua de petiscos para cinema em casa).

Esse é apenas um exemplo de como as tendências extrapolam o seu contexto original dentro da plataforma, o que gera oportunidades para as marcas se conectarem com os consumidores de forma mais precisa. E a essa precisão de tendências vem, sobretudo, dos mais de 400 milhões de usuários no mundo – sendo 46 milhões deles no Brasil – que buscam referências no Pinterest para planejar as próximas compras, viagens, reformas, entre outras.

Relatório aponta tendências de três segmentos: moda, beleza e decoração (Divulgação)

“Por isso que conseguimos antecipar tendências, o que se torna uma ferramenta poderosa e estratégica para os anunciantes, principalmente nesta época do ano”, afirma Luís Benini, líder de business marketing do Pinterest no Brasil.

Agora, com base nos dados dessa janela para o futuro, o Pinterest disponibilizará ao mercado, a partir desta terça-feira (26), um novo documento que reúne gratuitamente as tendências. Com curadoria da revista ELLE Brasil, o Relatório de Tendências: Pinterest + ELLE Brasil apresenta as 15 principais tendências de moda, beleza e decoração do momento.

A ELLE Brasil foi a responsável por interpretar as buscas mais interessantes feitas pelos usuários brasileiros no Pinterest e as relacionou com movimentos comportamentais em destaque no mundo.

O relatório destaca os novos patamares que a conversa sobre aceitação corporal alcançou, a paixão dos Gen-Zs por estéticas, a força dos movimentos de contracultura e subculturas, como o grunge, o rock dos anos 1970, o punk e o gótico, ou a influência que a pandemia teve nos gostos.

Benini explica que o relatório anual Pinterest Predicts contribuiu com os anunciantes ao longo do ano com 80% de acerto nas tendências reveladas.

“O Pinterest é o lugar onde as pessoas vêm para buscar inspiração e planejar os seus próximos projetos e compras. Por essa razão, estamos lançando este relatório, que deve ser visto como um guia do que os consumidores estão buscando e um mapa de oportunidades para os anunciantes durante esta temporada de compras de fim de ano”, diz o executivo.