Relatório "Uma nova geração de celebração" detalha como os hábitos de festa mudaram
Em parceria com a GWI, o Pinterest está lançando novas pesquisas para ajudar a orientar os anunciantes neste período de festas e entender melhor seu público. Os principais insights incluem:
- Eventos menos tradicionais estão colocando novas motivações no mapa: mais do que nunca, as pessoas estão planejando eventos para expressar a sua identidade, reconhecer realizações pessoais e impressionar os outros. A geração Z, em particular, está reservando tempo para comemorar o dia a dia, com pesquisas no Pinterest por "festas em casa" (+260% ano/ano) e "lanches para festa de trabalho" (+290% ano/ano);
- Aplausos pessoais: as pessoas estão investindo em si mesmas com momentos especiais de autocuidado, com pesquisas por "tratamento de princesa" aumentando 595% e "ideias para encontros solo", 545%. Este tipo emergente de celebração é impulsionado por indivíduos que marcam conquistas pessoais e reservam espaço para introspecção;
- Celebrações descontraídas como forma de fuga: com as pressões financeiras pesando sobre o mundo das celebrações, o clima descontraído está em alta. Até mesmo os grandes eventos, como os casamentos, estão mudando, com dois terços dos consumidores dos EUA/Reino Unido que pretendem se casar afirmando que planejam estabelecer as suas próprias tradições de casamento;
- Comemoração da cultura: estes são os momentos mais sazonais, muitas vezes centrados em grupos religiosos, comunitários ou culturais. Com pesquisas por 'festa do solstício de verão' aumentando 245% e 'jogos de festa de Halloween'. Com um aumento de 85%, os anfitriões estão em busca de ideias novas e reviravoltas incomuns, combinando criatividade com nostalgia.
- Celebrações significativas: mais organizadores estão recorrendo aos convidados para ajudar a cocriar eventos. As pessoas estão pedindo aos outros que contribuam de forma criativa e até mesmo financeiramente. No último ano, 41% dos anfitriões celebraram um aniversário temático, e eventos como jantares coloridos ou jantares góticos convidam os convidados a se vestirem de uma determinada maneira, compartilharem ideias ou trazerem algo para impulsionar a estética da festa.
A pesquisa mostra que o Pinterest é a plataforma de mídia social número 1 usada para planejar eventos. À medida que os anunciantes procuram ser descobertos durante esses momentos importantes de planejamento, há um alinhamento natural com os usuários que buscam marcas para inspirar sua próxima compra. Três em cada quatro compradores de fim de ano no Pinterest descobrem novas marcas e produtos durante a época de festas.
"As celebrações são mais do que apenas momentos. Eles têm um lugar de honra no fluxo e refluxo de nossas vidas e o Pinterest é onde as pessoas vêm para planejar e transformar esses planos especiais em realidade, disse Daron Sharps, chefe de insights do Pinterest.
O relatório também incluiu as celebrações e motivos de celebração mais distintivos de cada país. No Brasil, em primeiro lugar está uma partida/jogo esportivo, para reconhecer uma conquista pessoal. E em segundo lugar, novos membros da família, para o meu bem-estar/felicidade pessoal.