De olho na beleza inclusiva, o Pinterest lança a ferramenta de pesquisa sobre o tipo de cabelo. Por meio da detecção de objetos por computador acionada pela visão, a pesquisa de tipos de cabelo permite que a plataforma refine a busca usando seis tipos de cabelo diferentes: penteados protetores, crespos, cacheados, ondulados, lisos e raspados/careca.

Durante as próximas semanas, as pessoas poderão pesquisar termos genéricos, como “penteados de verão”, “cabelo glamouroso” ou “cabelo curto”, e restringir os resultados selecionando um dos seis tipos de cabelos para encontrar a inspiração mais relevante ao seu estilo e preferência. O Pinterest detectou um tipo de cabelo (por exemplo, crespo, cacheado ou penteados protetores) entre mais de 500 milhões de imagens em nossa plataforma. 

Pesquisa de tipos de cabelo permite que a plataforma refine a busca (Divulgação)

De acordo com o Pinterest, essa nova tecnologia é baseada no primeiro produto inclusivo da plataforma no setor, o recurso de gama de tons de pele, lançado pela primeira vez em 2018. Somente no último mês, houve mais de 120 milhões de pesquisas sobre cabelo e mais de cinco bilhões de Pins foram criados com relação a cabelos no Pinterest.

“Por sermos uma plataforma de descoberta visual, temos a oportunidade e a responsabilidade de agirmos melhor e aumentar a representatividade nos produtos que criamos. É por isso que criamos a pesquisa de tipo de cabelo usando tecnologia de visão por computador para ajudar a identificar tipos de cabelo nas imagens”, disse Annie Ta, chefe de produtos inclusivos do Pinterest.

A pesquisa por tipo de cabelo está disponível nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Irlanda, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia, para iOS e Android, e será lançada nos mercados internacionais ao longo dos próximos meses.