Há dois anos, o publicitário Márcio Pitliuk deixou o mercado publicitário, depois de mais de 30 anos, e vem se dedicando à Pitcult, empresa de conteúdo voltada para a produção de projetos culturais.

Uma das suas primeiras iniciativas foi o lançamento do livro de fotos, feitas por Marcos Scavone, e do longa-metragem “Marcha da Vida”, produzido pela Conspiração Filmes, que retrata a jornada anual realizada por jovens judeus de todo o mundo pelo mesmo caminho que milhões deles atravessaram no passado, mantendo acesa a memória das vítimas do Holocausto. Segundo ele, um projeto muito importante, já que foi o ponto de partida de uma nova carreira e que necessitava de um aprendizado diferenciado.

Depois disso, ele afirmou que os projetos começaram a sugir com mais força. Pitliuk lançou o livro “Luz Líquida”, do fotógrafo Guilherme Mallmann, produzido para as Indústrias Anhembi, como uma estratégia de marketing das empresas. O livro trazia a água como tema e o retorno foi muito positivo para a marca.

Ano passado, a empresa lançou o projeto “100 anos de imigração dos judeus do leste europeu”. A equipe fez uma viagem para cerca de seis países a fim de fotografar o que restou deste período. Este livro traz uma entrevista grande com o fundador da Casas Bahia, Samuel Klein, um imigrante deste período, que também passou por campos de concentração.

Pitliuk disse que um trabalho desta relevância teve apoio de alguns anunciantes importantes como Itaú e CSN, por exemplo. Ele acredita que é muito positivo para a marca participar de um projeto que possibilita que a empresa deixe seu nome marcado em um registro histórico.

O projeto mais recente é o documentário “Sobrevivi ao holocausto” e vai ser filmado na Polônia, Áustria, Itália e França, em abril. A ideia é contar a vida do sobrevivente Julio Gartner que aceitou participar ativamente das filmagens. A produção está sendo feita em parceria com João Pedro Albuquerque, ex-Margarida Filmes, atual Cashcow. O documentário já conta com alguns parceiros como Safra, Duratex, Tecnisa, entre outros.

Outra iniciativa da empresa é o filme e a exposição “200 anos de imigração dos judeus do Mediterrâneo”. E, para o final do ano, será lançada a peça de teatro “Encruzilhada”. Pitliuk ressaltou que a PitCult realiza projetos próprios, de terceiros e com parcerias estratégicas. “A ideia é utilizar qualquer plataforma de mídia, audiovisual, impressa, artes cênicas ou exposição, o que importa é que tenha um conteúdo cultural”.