A abertura do evento foi feita de forma virtual, no canal do Youtube do Pixel Show (Reprodução)

A 17ª edição do Festival de Criatividade Pixel Show começou nesta quinta-feira (25) e vai até domingo (28), com realização em formato virtual pela segunda vez.

Com o tema “Abasteça com Ideias”, o primeiro dia do evento, realizado pela Zupi Live, foi marcado por seis palestras, cinco exposições, dois Sharp Talks, uma oficina e duas Live Arts de artistas convidados, todos sendo acessados de forma virtual pelo site do evento e liberados de acordo com os horários específicos, além do show, online, da banda The Client Said No.

A novidade deste ano foi a apresentação do Clube Pixel Show, um serviço de assinatura que possui tanto um plano gratuito quanto planos pagos, que permite que os assinantes assistam aos conteúdos quando quiserem.

“Sabemos que em um evento online, como o nosso que permite acesso em mais dias além dos do próprio evento, algumas pessoas acabam deixando para ver depois, até para encaixar suas agendas de atividades profissionais e pessoais com o evento”, explicou Simon Szchaer, idealizador do evento, além de ser coordenador geral e diretor de novos negócios e parcerias.

Para 2021, mais de 3 mil pessoas assinaram o plano pago do serviço e terão acesso a todos os conteúdos destes quatro dias de evento durante o ano todo.

Os idealizadores do evento apresentaram o Clube Pixel Show, serviço de assinatura do evento (Reprodução)

Na abertura do Pixel Show 2021, feita de forma online no Youtube, Allan Szacher, criador e curador do festival, afirmou que a edição de 2022 vai voltar a ser presencial. “A feira de criatividade vai ser realizada em maio e o festival, que todo mundo conhece, em novembro, ao vivo e presencialmente”, afirmou. As datas e o local ainda não foram divulgados.

O curador também afirmou que a Conferência do Pixel Show de 2022 vai ser uma atividade exclusiva para os assinantes do Clube.

Palestras

A primeira palestrante do dia, a ilustradora austríaca Julia Kerschbaumer, compartilhou os seus conhecimentos sobre o que significa desenvolver o seu próprio estilo único de ilustração, a chamada “voz visual”.

Durante a apresentação, ela explicou como o seu estilo de ilustração é o reflexo de sua existência e ponto de vista e contou sobre a ideia por trás de alguns dos seus trabalhos.

A ilustradora austríaca Julia Kerschbaumer foi a primeira palestrante do dia (Reprodução)

O publicitário e lead designer na Ana Couto, Diogo Seibert, falou sobre os direcionamentos para ter uma carreira sólida, de rápido crescimento e que contribua sem interferir na vida pessoal, na palestra “Acelerar a carreira ou ter uma vida tranquila. Que tal os dois?”.

Os participantes do evento também puderam acompanhar as palestras da Mariana Castello, que explorou as atividades multidisciplinares na carreira de artista, e da Camila Véras, que falou sobre como começou a sua trajetória artística.

Na Live Art “Das ruas para tela com Posca”, o grafiteiro e ilustrador Rodrigo Santana fez uma pintura com a temática de elementos urbanos e deu algumas dicas de uso das canetas Posca, além de efeitos que possíveis usando esse material.

Rodrigo Santana realizou a primeira Live Art do evento, com a Posca (Reprodução)

Na última Live Art do dia, o designer Mauricio Rodrigues (MAURI), mostrou o processo de criação de uma ilustração digital. Também houve exposição de artes dos artistas Luciano Cian, Rafael Roncato, Katê Takai e Marmota vs Milky.

O Pixel Show 2021 conta com o apoio de representantes do poder público, como a Secretaria Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo, a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP e a Secretária de Cultura da Cidade de São Paulo, que destacaram a importância da Economia Criativa.

“Estamos falando de um dos 10 maiores setores da economia de São Paulo e um setor que tem um impacto muito positivo sobre as pessoas, sobre o desenvolvimento individual, conexão, encontro, construção de identidade, felicidade, repertório intelectual, referências dos indivíduos, enfim… É um setor que faz muito bem tanto para a economia, quanto para os indivíduos e para a vida social” afirmou Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, durante a abertura do Festival.

Entre os patrocinadores do evento, estão a 3M e a Leo Social. Os representantes das empresas marcaram presença no evento de abertura.