Em sua 12ª edição, o Festival de Criatividade Pixel Show será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, com uma série de atividades paralelamente, no Clube Hebraica, em São Paulo, ao longo dos dois dias: das 8h às 21h30. Com uma agenda intensa, que inclui exposição de artes, feira de publicações independentes, festival de tatuagem, bandas, live paintings, além de workshops de diversas áreas e uma conferência internacional, entre outras atividades, o evento é considerado o maior do gênero arte e design da América Latina.
Idealizado pela Zupi, empresa de comunicação e criatividade que surgiu no Brasil em 2001 e hoje atua em várias frentes, o Pixel Show deste ano tem patrocínio da Lupo e da Dafiti e copatrocínio da TNT e da Wacom. A viabilização do evento é do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretária da Cultura do Estado de São Paulo.
Para o CEO da Zupi, Simon Szacher, mais do que promover um encontro de artes para diversos públicos em São Paulo, o festival é uma forma de incentivo para a economia e uma injeção nos negócios.
“O Festival de Criatividade Pixel Show vem crescendo anualmente, desde 2005, quando nasceu, e sempre incentivando a economia criativa, mesmo quando este conceito ainda nem existia. O evento contribui gerando novos negócios, novos contatos e muito conteúdo, além, é claro, de muitos negócios”, comenta Szacher.
No último ano, por exemplo, o evento gerou um total de mais de R$ 5 milhões em negócios, direta e indiretamente. “Inclusive muitas empresas nasceram de encontros entre pessoas que se conheceram dentro do evento”, pontua Szacher.
Conteúdo
Dividido em três subeventos – Conferência Internacional de Criatividade, workshops e feira de criatividade com atividades gratuitas –, o Pixel Show reúne no mesmo espaço palestrantes de diversas partes do mundo.
“São criativos dos mais variados segmentos e países, notadamente especialistas em suas áreas e de forte nome no mercado global da economia criativa”, adianta Szacher.
A programação completa do Pixel Show está disponível no site do evento (pixelshow.com.br), que traz também detalhes dos palestrantes. Entre os brasileiros que participam do evento, estão o VJ Spetto e os quadrinistas Fábio Moon & Gabriel Bá. Para ter acesso à conferência e aos workshops, é preciso comprar o ingresso no local – as compras online já foram encerradas. Já para conhecer a feira, a entrada é gratuita.