A Favela Holding – com mais de 20 empresas de empreendedorismo cujo braço social é a Central Única das Favelas (CUFA) – se une à agência de propaganda Peppery para o lançamento da Digital Favela. Trata-se de uma plataforma online que reúne microinfluenciadores das comunidades, automatiza, segmenta e distribui campanhas nas redes sociais como Instagram e Youtube.
O grande foco são as marcas interessadas em ampliar o horizonte da comunicação com um público praticamente inacessível e não representado, estimado em mais de 12 milhões de brasileiros; equivalente a população das cidades do Rio, Brasília e Salvador somadas.
“Tenho grande admiração pelos macroinfluenciadores mas, apesar de falarem para muitos lares, não são referência para estes territórios. É incomparável a força de uma mãe de família postando para outras mães de família dentro de uma favela. Esse post tem autoridade, legitimidade e, claro, credibilidade”, afirma Celso Athayde, CEO da Favela Holding e do Digital Favela.
PicPay, Facebook e Uber são as primeiras marcas que já aderiram e terão campanhas rodando a partir de julho. O App de ‘carteira digital’ deve contratar influenciadores do RJ, SP e Brasília. Já a gigante do vale do silício utilizará a força territorial para fomentar seu programa de empreendedorismo, focado em apoiar o pequeno negócio local que, mais do que nunca, precisa ser suportado devido à crise do coronavírus. O app de compartilhamento de viagens também prevê ações para o segundo semestre. Alguns dos que serão recrutados para estas ações moram no Morro do Alemão, Rocinha, Paraisópolis Heliópolis e Sol Nascente, por exemplo.
“Favelas não são regiões carentes. São mananciais da economia criativa, berço de empreendedores natos. O nosso foco é encontrar parceiros que estejam dispostos a trabalhar conosco como iguais, para que as favelas alcancem seu potencial de oportunidades, inserção profissional e acesso ao mercado de trabalho mesmo na pandemia. A crise nos faz olhar para o universo digital de outra forma e queremos mostrar para o mercado que, além de poder de consumo, a favela conta também com influenciadores que impactam diretamente na tomada de decisão” enfatiza Guilherme Pierri, CEO da agência Peppery.
Como funciona
O morador da comunidade com mais de 1 mil seguidores nas redes sociais, que tiver um perfil comercial ou criador de conteúdo, pode entrar no site da Digital Favela e se cadastrar. Depois, ele passa a fazer parte do quadro de influenciadores que servirá como uma vitrine para as empresas interessadas.
Neste processo, a agência Peppery idealiza o projeto com expertise estratégica de comunicação e dados necessários para o lançamento e sustentação das campanhas. Pierri já vinha desenhando o projeto com Athayde há algum tempo, em função da parceria institucional que mantêm desde 2017. O quadro societário ainda é composto pelo diretor de criação Felipe Branquinho e o publicitário e criativo Tiago Trindade.
Para cuidar da parte de tecnologia e automação dos processos, a Digital Favela escalou a Squid, especializada em marketing de influência e que terá a responsabilidade desde absorver o briefing elaborado pelo cliente até a identificação dos perfis ideais para cada ação.
Ficha Técnica do filme:
Agência: Peppery
CCO: Jairo Anderson
Diretores de Criação: Felipe Branquinho, Rodrigo Curvo
Criação: Marcelo Maeda, Fabio Miki, Felipe Branquinho, Tiago Trindade, Alex Coppolla
Motion Designer: Camila Santos
Produtora de Vídeo: InFavela | Cufa
Edição e Finalização: Sugarcane Filmes
Produtora de Áudio: Comando S