As plataformas de streaming ultrapassaram a TV a cabo como o ‘local’ predileto para assistir filmes, segundo a pesquisa “Hábitos do Consumidor de Cultura Pop” realizada pelo Grupo Omelete. Netflix e YouTube são os mais usados (83% e 70%, respectivamente). No entanto, o cinema é o local predileto para assistir filmes (66%), segundo as respostas dos 14 mil entrevistados.
No perfil geral, 70% são homens e 30% mulheres, com idade média de 25 anos. As marcas mais amadas pelos pesquisados são Marvel (20%), Disney (15%), Google (14%), DC Comics (9,5%) e Apple (8%).
Além disso, WhatsApp e Facebook aparecem como as redes sociais mais usadas, seguidas de YouTube, Instagram, Twitter e o Snapchat, que chama atenção por ser usada, todos os dias, por 26%. O número, segundo o grupo, é expressivo porque o aplicativo ficou popular ainda neste ano.
Na televisão, Warner (59%) e HBO (53%) aparecem como os canais mais vistos, entre todos os abertos e fechados. O SBT, por sua vez, sai na frente da Globo e Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete, afirma que isso acontece porque o canal investiu mais em cultura pop. “O SBT tem Chaves e conteúdos de séries de TV, como Arrow, além de animações”, explica. Nos programas de TV, Masterchef, exibido pela Band, foi o predileto (34%), seguido pelo The Noite (26%), do SBT.
Grupo Omelete
Uma coisa é vender a camisa de um time de futebol para um torcedor. Outra coisa é vender a mesma camisa para alguém que não é. É com essa analogia que Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete, explica que o Portal Omelete está fazendo para atrair um público de seis milhões de pessoas por mês. “Estamos trabalhando para reunir os apaixonados por cultura pop, que está crescendo cada vez mais, para as nossas plataformas”, explica.
O site vem conquistando o público desde 2000, quando foi criado por Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel. Por 12 anos, o Omelete foi apenas um site, mas hoje o grupo tem outras três vertentes: o canal Omeleteve, no YouTube, a Loja Mundo Geek e a CCXP (Comic Con Experience).
“Quando a gente conseguiu alavancar muitos acessos no site, começamos a ver que a nossa mídia valia mais do que os anunciantes estavam pagando. Para provar isso, montamos empresas mostrando que a nossa audiência compra o que estamos anunciando e vendendo. Foi aí que a loja online Mundo Geek cresceu”, considera.
Quanto mais trabalham para engajar seu público e gerar conteúdo, mais ganham fãs, afirma o CEO. “Para os verticais sobreviverem, depois de Facebook e Google, tivemos que mudar os modelos de negócios, validando o que somos, criando outras empresas e crescendo em todos os assets digitais, não só no site”.
CCXP
A CCXP realiza sua segunda edição e espera um público de 140 mil pessoas de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo. “Quem vai ao nosso evento? As mesmas pessoas que acessam nosso site, canal e compram nossos produtos. Não precisamos da divulgação de nenhuma mídia tradicional, sobrevivemos com a nossa mídia”.
Durante a programação da feira, o grupo promove o CCXP Business Summit, uma oportunidade para empreendedores e executivos promoverem seus negócios do setor de cultura pop. Esse fórum também é realizado pela Lunica Consultoria e neste ano deve atrair 200 líderes da área de cinema, audiovisual, TV, quadrinhos, games e licenciamento.
Entre os palestrantes estão Marcos Bandeira de Mello, da Warner Bros. Consumer Products; Miguel Vives, da Disney Brasil; Alfredo Manevy, da SPCine; entre outros convidados. A programação se estrutura em três eixos principais: o entretenimento e outras indústrias; o negócio de entretenimento; e empreendedorismo e carreira. Mantovani explica que são mais de 20 horas de conteúdo, com palestras, mesas redondas, oportunidade para networking e interação com o CCXP.
De acordo com fontes do propmark, a Globo vai participar com ativações na CCXP, mas ainda não se sabe se como patrocinadora, apoiadora ou como painel. As especulações é que tenham atores da emissora espalhados pelo pavilhão, painéis e ações do canal durante a programação. Mantovani, no entanto, não confirmou a informação.