Essa semana o blog Emojipedia mostrou a evolução de emojis de arma de 2013 a 2018, de empresas como Apple, Google, Samsung, Twitter, Facebook e Microsoft.
As duas últimas anunciaram mudanças recentemente e, somando elas, todas deixam de ter emojis de armas de verdade. Segundo o site, 2018 tem sido um ponto de virada em como os emojis de pistolas são exibidos nas plataformas.
Até 2016, a Microsoft usava uma espécie de arma espacial e mudou para um revólver. Em comunicado recente, a empresa anunciou que está “em um processo de evolução de nossos emojis para refletir nosso valores e o feedback que recebemos”.
Facebook também vai mudar. Ao Business Insider, a rede social informou que planeja um emoji de arma mais parecido com os de empresas como Apple, Samsung e Android, para “prevenir confusões”. Além disso, ela vai discutir com o Unicode Consortium, que supervisiona os emojis, a consistência nos designs entre as plataformas.
Uma campanha de ativistas pedia em 2015: #DisarmTheiPhone. Em 2016, sem dizer se havia ou não razão com o movimento de ativistas, a Apple alterou o design do seu emoji de revólver para uma pistola de água de brinquedo.
Leia mais
#VoltaPinheiros envia almofadas em formato de emoji de cocô para políticos
Facebook, Messenger e Twitter comemoram Dia Mundial do Emoji