Está no ar a PlayRK30, negócio que envolve o empresário e compositor Tula Minassian, presidente da Play It Again, e o humorista Beto Hora. O novo negócio foi idealizado para desenvolver projetos para o meio rádio e mídias alternativas dependentes de soluções de áudio. “O tripé envolve consultoria, criação e produção”, resume Minassian, enfatizando que apenas a publicidade não sustenta mais a operação de uma produtora de som. “Estamos em busca de alternativas”, acrescentou. Porém, a PlayRK30, nome inspirado no famoso programa  da Rádio Nacional dos anos 50, não será conflitante com a Play It Again. “A Play It Again é uma produtora com base no modelo atual. Por isso, se ela estiver com a agenda lotada, poderemos buscar outras alternativas para produzir os trabalhos da PlayRK30”, explica Hora, que terá 50% de participação no negócio. O programa “Bola na renda”, um esportivo ancorado por mulheres, já está em oferta no mercado. Também foi criado o hino motivacional “Avanti Palestra”, para ser executado apenas no jogos do Palmeiras no seu estádio Palestra Itália, em São Paulo, e tambémdurante as palestras do técnico Tite. Uma versão do hino será oferecida para ringtones de celular. “Nosso negócio é áudio e onde houver silêncio vamos estar atentos para oferecer soluções sob medida”, justifica Minassian, que também preside a Aprosom (Associação Brasileira dos Produtores de Fonogramas Publicitários). Vinhetas e plástica para rádio, na definição de Minassian e Hora, vão exigir muito da PlayRK30. Na avaliação da dupla, as rádios não deveriam produzir a comunicação dos anunciantes nos seus próprios estúdios. “Deveriam procurar produtoras especializadas e investir em qualidade”, argumentou Hora. Recentemente a CBN aprovou a identidade sonora do programa “Fim de expediente”, do ator Dan Stulbach. O insucesso comercial do rádio não está relacionado só à qualidade, mas principalmente à comprovação de audiência. “O Ibope só entregue a cada 30 dias enquanto a televisão é em tempo real. Os dados de audiência encaminhados em um mês, já é um avanço. Até bem pouco tempo eles eram enviados trimestralmente”, reclama Hora. De acordo com Minassian, há a vontade do mercado de som se reorganizar para as novas demandas, e a Play IT Again não quer ficar atrás. “O rádio é um meio dinâmico e com grandes audiências. Basta saber usar o seu potencial”, finalizou.