A Le Mans 6 Horas de São Paulo 2013 promete uma edição que será muito mais do que uma corrida de automobilismo. A ideia da Playcorp, que assumiu este ano a organização ao lado do sócio Emerson Fittipaldi, é transformar o evento em um megafestival, com opções de entretenimento para toda a família, a exemplo do que ocorre na França.
“O ponto mais importante é que vamos deixar de ser só uma corrida e virar um grande festival. O evento nasceu há 90 anos e é considerado o mais antigo de automobilismo do mundo. Na França, ele é realizado em uma área gigantesca, onde tem de tudo um pouco, além da corrida. Há um grande parque de diversões, atrações diferenciadas para crianças, exposição de carros antigos, artigos ligados ao automobilismo à venda, comida, bebida, enfim, é uma megafeira. Tem diversão e entretenimento o dia inteiro. É também o único evento do mundo onde os boxes estão abertos para o público. Vamos trazer tudo isso para o Brasil”, explica Fernando Elimelek, presidente da Playcorp, uma das maiores promotoras de eventos do país, responsável pelo Réveillon na Paulista, Skol Sensation, entre outros.
O objetivo é também se diferenciar da Fórmula Indy e da Fórmula 1. “Elas funcionam só como corridas. Por isso, pensamos em trazer esse conceito de festival da Le Mans para o Brasil”, afirmou Elimelek. Nesta segunda edição brasileira, haverá exposições de carros históricos, um parque de diversões, estande da Disney e ações criadas em conjunto com a Polícia Militar sobre educação no trânsito para o público infantojuvenil, entre outras atrações ligadas ao universo do automobilismo. “O nosso interesse é que os apaixonados pelo automobilismo tenham a possibilidade de expandir essa paixão para sua família também”.
A Le Mans 6 Horas de São Paulo, segunda edição da etapa brasileira do World Endurance Championship (WEC-FIA), será realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, no Autódromo de Interlagos. Participarão da prova montadoras como Audi, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet e Porsche. No total, são quatro categorias competindo juntas. A expectativa de público durante os três dias é de 60 mil pessoas, o dobro registrado na edição anterior.
A Claro TV é a patrocinadora oficial do evento. A Rede Globo é parceira de mídia – o SporTV transmitirá as seis horas da corrida no dia 1º de setembro. O evento tem apoio oficial da Prefeitura de São Paulo e participação de Coca-Cola, Nestlé, entre outras marcas, além da Polícia Militar, que terá estrutura própria no local.