Está programado para o próximo dia 30 o lançamento do YouYn, aplicativo para internet móvel com conteúdo infantil. Fabio Sgarbi, CEO da Playground, empresa que desenvolveu a novidade, afirma que o modelo é inédito no mercado. “Vamos ter contação de histórias, músicas, desenhos, filmes, séries, games, toda uma diversidade que cerca o universo infantil. A gente quer ser uma biblioteca infantil no sentido de ter um conteúdo completo”, diz.
Ele conta que sempre teve o mercado infantil como foco, seja como executivo na Editora Globo, quando trabalhou com os gibis da Turma da Mônica na área comercial, seja como produtor do programa infantil “Turma do Arrepio”, exibido na extinta TV Manchete. Para ele, há muito conteúdo infantil de qualidade, mas sem um lugar onde tudo esteja reunido. “Essa é uma plataforma de lançamentos de produções infantis e clássicos”, destaca Sgarbi. O foco é o público infantojuvenil, de 1 a 14 anos.
O executivo afirma que já fechou contrato com mais de 200 produtores de conteúdo infantil – ele já apresentou a novidade em feiras como a Kidscreen Summit 2013, que aconteceu em fevereiro em Nova York, e também no RioContentMarket. “A maioria do conteúdo é em português, mas também teremos produções em inglês, chinês, espanhol e até árabe”, ressalta. O modelo de negócios é revenue share. “De cada um segundo que o vídeo for visto, metade vai para o produtor”, explica.
Sgarbi optou por não ter publicidade. O YouYn terá acesso exclusivo para assinantes (com assinatura inicial de R$ 12,99), mas qualquer pessoa poderá ter um mês gratuito. O download do aplicativo estará disponível no iTunes e no Google Play.
Segundo Sgarbi, um dos principais diferenciais do aplicativo é que ele será um ambiente seguro para as crianças navegarem. Ele afirma que um estudo de uma consultoria independente mostra que o negócio terá até 10 milhões de assinantes em dezembro de 2014. Qual a certeza disso? Sgarbi tem a resposta na ponta da língua: “Existem hoje 60 milhões de crianças no Brasil, sendo que 48 milhões estão nas classes A, B e C”.
Além do público potencial, ele também se baseia no crescimento dos smartphones e tablets no país. “Daqui para frente tudo será internet móvel.”
Sgarbi ressalta que também negocia com canais de TV por assinatura para levar o conteúdo deles para a plataforma. “Estamos em negociações avançadas também com o SBT, para levar o Carrossel”. Ele conta que a Pontomobi prepara uma campanha para apresentar a novidade nas redes sociais e posteriormente na TV por assinatura. “Tem espaço para todo mundo. Os produtores de TV estão enxergando na novidade a possibilidade de estarem no mobile”, finaliza.