A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e o ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), formado por 38 entidades da indústria da comunicação do país, reuniram nesta quinta-feira (17) os principais líderes do mercado para apresentar a agenda do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que acontece entre os dias 28 e 30 de maio no WTC, em São Paulo.
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Além disso, Luiz Lara, presidente da Abap, comentou – em dose dupla, graças a um efeito de holografia que colocou “dois Laras” frente a frente no palco – sobre o prêmio Ícones da Comunicação. Que além de homenagear Johnny Saad (75 anos do Grupo Bandeirantes de Comunicação), Octávio Florisbal (Rede Globo), a DPZ e a ESPM, conforme divulgado na última edição do propmark, também será entregue a Júlio Ribeiro (fundador da Talent), definido pelo executivo como “o pai do planejamento na publicidade brasileira”.
Lara também chamou atenção para a Young Area, um espaço para jovens profissionais, estagiários e estudantes de comunicação debaterem questões relacionadas à atividade. O patrocínio é do Google. “A comissão ‘O Futuro da profissão’, comandada por Armando Ferrentini (Editora Referência), e o Comitê do Futuro, presidido por Marcio Santoro (Africa), irão apoiar a iniciativa”, explicou.
O presidente da Abap ainda ressaltou a participação de profissionais de outras classes no V Congresso. Casos dos apresentadores Luciano Huck, Marcelo Tas e Rodrigo Faro, do ator Odilon Wagner, do chef Alex Atala e de Ronaldo. “A diferença é que agora o Fenômeno faz parte de nosso mercado”, afirmou, se referindo ao fato dele ser um dos sócios da 9ine, agência do Grupo WPP, comandado por Martin Sorrell, que também estará presente no encontro. “Temos também importantes autoridades políticas presentes, casos do ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal, que estará presente no debate de abertura do congresso; e do deputado Milton Monti, que está à frente da comissão ‘Comunicação one-to-one: personalização versus privacidade’”, diz. No caso do debate de abertura, “Liberdade de expressão e democracia”, estarão presentes ainda Gilberto Leifert, presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), e Dalton Pastore, presidente do ForCom e que irá comandar a discussão.
Liberdade e democracia são temas que será tratado também pelo arcebispo anglicano Desmond Tutu, sul-africano que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o apartheid em seu país, e que fará a palestra de abertura do evento, logo após a apresentação de Lara. “Não existe comunicação sem que tenha liberdade e democracia. São pontos cruciais para a nossa atividade”, completou Lara.